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sábado, 6 de abril de 2013

Conheça as viagens mais “éticas” para 2013


Barbados - Créditos: Divulgação
Letônia - Créditos: Divulgação
A indústria de turismo tem um impacto na economia local de uma cidade e países. O dinheiro empregado pelos turistas durante as viagens terá um uso mais tarde, dependo dos administradores, bem ou mal. O site especializado em viagens Fox News Travel publicou uma lista com os países mais "éticos" para se fazer viagem, o dinheiro gasto nestes lugares irá ter bom uso em diferentes setores, desde a proteção do meio ambiente até a educação da população. Veja abaixo:

BARBADOS - Localizada no limite entre o mar do Caribe e o Atlântico, a ilha de Barbados tem belíssimas praias de areia branca em meio a uma rica natureza preservada. Mas, além de ser um paraíso tropical, a ilha se destaca por suas altas taxas de alfabetização e sua ótima educação pública.

CABO VERDE - O país é uma antiga colônia portuguesa. Cabo Verde é formado por 10 ilhas no Atlântico, a 700 km do litoral do Senegal. É conhecido como exemplo de desenvolvimento sustentável e inovação em energias renováveis, o país é um modelo para a África em assuntos de politica e liberdades civis.

COSTA RICA - Possuidora de uma biodiversidade única no mundo, com florestas tropicais e  lindas praias no Atlântico e no Pacífico, a Costa Rica se destaca entre os países da América Central por suas baixas taxas de criminalidade e seus ótimos serviços sociais. Como se não bastasse, os habitantes da Costa Rica já foram apontados por uma pesquisa como os mais felizes do planeta.

GANA - País da África do oeste, Gana tem reservas naturais para avistar animais selvagens, um litoral com belas praias e uma capital vibrante na cidade de Acra. Gana é uma boa porta de entrada para o continente e se empenha em implementar políticas de proteção ao meio ambiente, reduzindo a degradação da natureza.

LETÔNIA - Pequeno território dos países bálticos, a Letônia vem se destacando como destino turístico na Europa, encantando os turistas com suas atrações, começando por sua charmosa capital Riga, que parece saída de um conto de fadas. O país do norte da Europa é um exemplo de igualdade social e de gênero.

LITUÂNIA - Vizinha da Letônia, a Lituânia é um pequeno território à beira do mar Báltico. O país tem uma linda natureza preservada e uma arquitetura encantadora, tanto em seus castelos e igrejas espalhados pelo país, quanto na capital, Vilnius. Entre os países europeus, a Lituânia se destaca por sua dedicação à proteção ambiental e sua boa previdência social.

MAURÍCIA - Pequeno país insular do Oceano Índico, vizinho de países como Madagascar e as Seychelles, a Maurícia  tem cenários paradisíacos com  ilhas vulcânicas e uma exuberância natural. Com mais de 90% de seu território composto pela ilha Maurícia, o país impressiona o mundo não só por suas belezas naturais, mas também por seus programas de desenvolvimento humano sustentável e a implementação de uma economia ecológica.

PALAU - Verdadeiro paraíso terrestre a República de Palau está composta por mais de 250 ilhas, ilhotas e atóis no oeste da Oceania. O país tem uma natureza intocada e preservada, e se destaca na região por seu cuidado com a ecologia e seu desenvolvimento sustentável. 

SAMOA - Estado independente da Polinésia, a Samoa Ocidental  é formada por duas ilhas principais, Savai’i e Upolu, e oferece aos seus visitantes belas paisagens naturais e uma rica cultura local. O pequeno país é um dos melhores do mundo no que diz respeito à coesão social e à proteção do meio ambiente.

URUGUAI - Com um pequeno território, o Uruguai encanta os turistas com suas belas praias e suas estâncias rurais. Modelo na região, o país tem baixas taxas de corrupção, uma economia estável e uma crescente proteção dos direitos individuais.

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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Portugal fica em 7º lugar entre os países que melhor acolhem os turistas

Portugal fica em 7º lugar na hospitalidade
por Publico.pt

A hospitalidade e a simpatia dos portugueses é destacada num indicador que mede quais os países que melhor acolhem os seus turistas, no âmbito de um estudo feito pelo Fórum Economia Mundial para avaliar a competitividade dos diferentes países em viagens e turismo.

Numa lista de 140 países, Portugal aparece em 7.º lugar (com uma cotação de 6,65 num máximo de 7 valores) entre os que melhor acolhem os visitantes, surgindo logo atrás de países como a Macedónia (4.º), a Áustria (5.º) e o Senegal (6.º). Os islandeses são aqueles que têm uma melhor atitude perante os visitantes estrangeiros, seguidos dos neozelandeses e dos marroquinos, indica o estudo agora divulgado.

No extremo oposto da tabela, entre os países menos afáveis para os turistas estão a Letónia, o Kuwait, a Rússia, a Venezuela e, por último, com a pior posição, a Bolívia.

Relativamente a infra-estruturas turísticas, Portugal encontra-se entre os 20 melhores. Os recursos culturais valem ao país um 13.º lugar e um 20º se se falar de interesses culturais inscritos como Património Mundial. Já o património natural português fica-se pela 45.ª posição.

O relatório Competitividade em Viagens e Turismo, do Fórum Económico Mundial, avaliou diversas variáveis, que incluem factores económicos, legais, ambientais, culturais, condições de infra-estruturas e do mercado de trabalho ligado ao turismo.

Todos somados, os diversos indicadores que contribuem para o ranking deixam Portugal no 20.º lugar. O país é um dos que têm melhor desempenho relativamente ao número de contratos ambientais assinados e ao acesso a infra-estruturas sanitárias adequadas. Também a qualidade das estradas portuguesas é destacada, assim como o número de médicos por cada mil habitantes e o número de dias necessários para começar um negócio.

Os piores indicadores portugueses são a competitividade dos preços de viagens e turismo, os custos dos combustíveis, as práticas de contratação e despedimentos e ainda a extensão e impacto que os impostos têm sobre os incentivos ao trabalho e investimentos.

Só em Janeiro deste ano, a hotelaria nacional registou cerca de 1,6 milhões de dormidas, das quais um milhão foram de turistas estrangeiros.

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10 lugares espetaculares para quem tem dinheiro sobrando


Austrália Sydney Opera House
Polinesia Francesa, Bora Bora
Taiti, Polinésia Francesa
O que vamos mostrar é um mundo perfeito, sem limites na hora de gastar, muitos passariam sua vida viajando e conhecendo o mundo, somente com diárias de um desses lugares. Veja nesta pesquisa, realizada pelo site de viagens Fox News Travel, os melhores destinos que são escolhidos pelos turistas em que o dinheiro não é um problema.

Austrália
Desde a vibrante cidade de Sydney até a Grande Barreira de Coral, passando pelo imenso e árido deserto do Outback, a Austrália é um destino atrativo e divertido. Mas para realizar o sonho de conhecer o país dos cangurus, o caminho é longo e o preço, salgado: uma passagem ida e volta em classe econômica entre São Paulo e Sydney raramente sai por menos de R$ 2.500. 

Bora Bora, Polinésia Francesa
Ilha remota e paradisíaca do Pacífico Sul, Bora Bora é considerada um dos destinos mais românticos do planeta, com um cenário de águas cristalinas e praias de areia fina decoradas com belos coqueiros. Os resorts da ilha da Polinésia Francesa estão à altura, com hospedagens de luxo que colaboram para deixar as viagens ainda mais perfeitas, como o Four Seasons, com diárias de até R$ 10 mil.

Cruzeiro de Volta ao Mundo
Dar a volta no mundo é um sonho para muitos, mas acessível para poucos, principalmente quando a viagem é feita a bordo de um cruzeiro de luxo. Em 2014, a companhia Cunard oferecerá três viagens desse tipo, parando em 78 destinos dos cinco continentes ao longo de seis meses. O preço para embarcar é tão impressionante quanto o roteiro, podendo chegar a R$ 120 mil por pessoa.

Taiti, Polinésia Francesa

Maior e mais agitada das 118 ilhas que formam a Polinésia Francesa, o Taiti tem paisagens paradisíacas com um lindo litoral. A ilha tem resorts como  o Le Meridien Taiti com diárias a partir de R$ 1.700 em bangalôs sobre a água, inspirados em casas de nativos polinésios.
Resorts oferecem luxo e belas paisagens no Taiti Foto: Tahiti tourism Resorts oferecem luxo e belas paisagens no Taiti Foto: Tahiti tourism

Itália
Tanto em sua capital, Roma, uma das cidades mais mágicas do planeta, quanto em seu grande litoral e em regiões como a Toscana, a Itália tem um encanto que não escapa aos turistas vindos do mundo inteiro. E, num país que respira glamour e luxo, nada como passar férias numa vila da Costa Amalfitana, pagando até R$ 60 mil por semana.

Cruzeiro pelos rios europeus
A Europa tem belos rios como o Sena, o Danúbio e o Reno, que permitem conhecer paisagens rurais, monumentos e importantes famosas cidades como Paris, Budapeste ou Viena. Pelas águas destes rios navegam barcos de diferentes tipos, alguns deles fazendo cruzeiros de luxo como os da linha French Fusion, que oferece um roteiro fabuloso de 27 dias entre Amsterdã, na Holanda, e Istambul, na Turquia, por cerca de R$ 28 mil por pessoa.

África do Sul
A África do Sul é um país onde os turistas podem curtir a cultura africana, a natureza, um incrível litoral e diversão noturna em centros urbanos como Cidade do Cabo. Dentro de uma das principais atrações do país, o Parque Nacional Kruger, o Ulsaba Lodge tem ótimas instalações para descansar após um dia avistando os animais selvagens. Diárias a partir de R$ 12 mil.

Emirados Árabes Unidos
Com cidades como Dubai e Abu Dhabi, os Emirados Árabes Unidos se firmaram nas últimas décadas como um dos principais destinos de turismo de luxo do planeta, especializando-se em hotéis opulentos, shoppings voltados para grifes exclusivas e atividades variadas como esqui indoor. Considerado como o hotel mais luxuoso do mundo, o Burj Al Arab de Dubai tem diárias a partir de R$ 3 mil.

Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Sardenha, Ibiza, Saint-Tropez e Barcelona: o litoral do Mediterrâneo é um verdadeiro paraíso a ser descoberto durante os dias ensolarados do verão europeu. Praias de águas tranquilas, vilas de luxo, restaurantes de alta gastronômicos e hotéis elegantes podem ser encontrados nas praias do Mediterrâneo. Porém, o melhor jeito de conhecer as belezas da região é alugando um iate particular pela bagatela de R$ 1,5 milhões por semana.

Fiji
Entre as mais de 300 ilhas que formam o arquipélago de Fiji encontram-se incontáveis pontos maravilhosos com paisagens e praias paradisíacas em meio a uma natureza preservada. Para aproveitar as belezas de Fiji em grande estilo, nada como alugar uma ilha particular como a ilha de Laucala por “apenas” R$ 300 mil por dia.

por Terra Vida e Estilo
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Cobranças extras são ampliadas por companhias aéreas


Assentos mais espaçosos, comida e até taxa de emissão de bilhete comprado por telefone estão entre elas

Algumas tarifas ferem o Código de Defesa do Consumidor, diz Idec


Diante de prejuízos sucessivos e pressionadas pela alta nos custos, companhias aéreas brasileiras estão se aproveitando de lacunas na regulamentação do setor para cobrar por serviços que eram gratuitos no passado. São as chamadas receitas auxiliares, que complementam os ganhos com a venda de passagens. A estratégia, porém, esbarra nos direitos dos consumidores. Na avaliação do Idec, algumas dessas cobranças ferem o Código de Defesa do Consumidor e até o Código Civil, e podem ser contestadas na Justiça.

No rol das receitas auxiliares está a cobrança pela reserva dos assentos mais espaçosos, localizados nas primeiras fileiras dos aviões ou ao lado da saída de emergência das aeronaves. TAM, Gol e Azul cobram entre R$ 30 e R$ 40 pelo conforto em voos nacionais. Nos voos internacionais, o valor chega a R$ 229 na TAM, dependendo das cidades de origem e de destino. Apenas a Avianca não cobra pela reserva de assentos.

Pesquisa da consultoria internacional IdeaWorksCompany estima que a receita auxiliar das aéreas tenha atingido, em todo o mundo, US$ 36,1 bilhões em 2012. A cifra é 11,3% maior que a registrada em 2011 (US$ 32,5 bilhões). Embora a América do Norte (US$ 15,6 bilhões) e a Europa (US$ 10 bilhões) concentrem as maiores fatias desse mercado, o ritmo de crescimento das receitas auxiliares é maior na América Latina e Caribe. A consultoria estima alta de 30% nesta região — de US$ 835 milhões em 2011 para US$ 1,1 bilhão em 2012. Na América do Norte, a expansão dessa fonte de receita é estimada em em 4,6% em 2012.

A Gol também cobra desde o ano passado R$ 28 do passageiro que quer viajar sem vizinho ao lado em voos na ponte aérea. Isso é possível porque os assentos que ficam entre os da janela e do corredor são bloqueados em algumas fileiras. Este ano essa possibilidade será estendida a todos os voos que partem do Santos Dumont. O serviço é limitado ao aeroporto carioca porque, por questões de infraestrutura, os aviões da companhia, que têm 180 lugares, só decolam com 150 passageiros. Portanto, os assentos bloqueados estariam vazios de qualquer forma.

Outra novidade criada pelas empresas é a taxa de emissão, cobrada em compras de bilhetes por telefone, em lojas ou no balcão do aeroporto. O valor varia de R$ 30 a R$ 40 para passagens até R$ 300 (no caso da Azul) ou R$ 400 (demais aéreas). Quando a tarifa ultrapassa esses valores, a taxa equivale a 10% do valor do bilhete nos voos nacionais. Os clientes que efetuam a compra pela internet estão isentos da taxa.

Se o passageiro tiver que remarcar a passagem por algum motivo, lá vem mais cobrança. Qualquer alteração resulta em taxas que variam de R$ 80 a R$ 150, dependendo da companhia e do perfil da tarifa escolhida. Caso a remarcação seja feita em até 24 horas após a aquisição do bilhete, o cliente costuma ser poupado da taxa.

Há ainda a cobrança pelo serviço de bordo, prática adotada pela Gol em parte dos voos nacionais com duração superior a uma hora e 15 minutos. Em junho, o serviço será estendido a todos os voos. O café com leite ou refrigerante sai por R$ 5. E os sanduíches custam R$ 13. Quem não estiver disposto a desembolsar esses valores só tem direito a água.

A Gol teve prejuízo em 2012 de R$ 1,5 bilhão. Avianca e Azul não divulgam balanços porque têm capital fechado. Já os números da TAM foram incorporados ao balanço da Latam desde que a companhia concluiu a fusão com a chilena LAN no ano passado.

Para o advogado do Idec Flavio Siqueira Júnior, algumas dessas cobranças contrariam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). No caso dos assentos mais espaçosos, a cobrança vai de encontro ao artigo 39, inciso 10 do código. Neste, é dito que não se pode elevar sem justa causa o preço de serviços e produtos. Como as poltronas mais confortáveis já existiam na planta dos aviões e nada era cobrado por sua reserva alguns anos atrás, as empresas não poderiam introduzir a cobrança, na avaliação de Siqueira.

No caso de remarcação das passagens, Siqueira afirma que o prazo para desistência ou alteração sem ônus deveria ser de sete dias e não de 24 horas, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial (feita pela internet ou por telefone, por exemplo), conforme o artigo 49 do CDC. O advogado diz ainda que taxas de remarcações ou cancelamentos não podem superar 5% do valor do bilhete, de acordo com o artigo 740 do Código Civil, embora uma portaria da Anac mais antiga fale em 10%. Ainda assim, na sua avaliação, não deveria haver qualquer cobrança de taxa por alteração da viagem.

— A alteração nada mais é que uma mudança nas condições do contrato, sem caráter unilateral, já que está prevista nas cláusulas contratuais. Não há justificativa para a cobrança de taxa nesse caso, nem mesmo quando a alteração é solicitada momentos antes do horário marcado, porque as empresas já estimam que determinado número de passageiros não irá embarcar e vendem mais bilhetes do que a aeronave comporta — afirma Siqueira.

Ele ainda lembra que, no Brasil, o recente crescimento da demanda, com a incorporação de passageiros que não tinham o hábito de viajar de avião, criou um ambiente favorável a esse tipo de cobrança, pois muitas dessas pessoas não têm conhecimento de como era a oferta desses serviços no passado.

Na avaliação do consultor em aviação José Wilson Massa, da JW Massa, as cobranças ocorrem porque “a legislação do setor é omissa”.

— As empresas se valem dessas lacunas para cobrar por serviços que antes eram gratuitos. Como se mexer no sistema, para reservar um assento ou remarcar uma passagem, fosse um serviço — diz Massa.

De fato, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não estabelece regras para todos esses serviços. Não há nada na legislação do setor sobre a cobrança de valor adicional por reserva de assento, por exemplo. No caso de reembolsos por cancelamento, a portaria 676/2000 da Anac prevê que a empresa pode cobrar 10% do valor do bilhete cancelado, reembolsando o passageiro com 90% do total.

Na prática, as empresas retêm 10% do valor da passagem apenas quando esta corresponde ao valor cheio da tarifa. Como a portaria 676 diz que “reembolso de bilhete adquirido mediante tarifa promocional obedecerá às eventuais restrições constantes das condições de sua aplicação”, as empresas classificam todos os demais perfis de tarifas de promocionais — mesmo que estes não sejam promoções pontuais — e ficam com até 50% do valor do bilhete cancelado.

Quanto às demais taxas, como taxa de remarcação e taxa de emissão, a Anac não regulamenta valores mas entende que a cobrança é permitida, desde que tenham sido definidas no contrato de transporte entre a companhia aérea e o passageiro. Para a agência, a cobrança desses serviços é apenas a desagregação dos elementos que compõem o preço final da passagem e que, antes, não estavam explícitos.

A Anac diz ainda que essas cobranças são o outro lado da moeda da redução dos preços médios das passagens desde que passou a vigorar o modelo de liberdade tarifária. Desde 2002, o preço médio das passagens caiu 45,8%, com a maior competição e a oferta de perfis diferenciados de tarifas, o que permitiu a popularização da viagem de avião.

As empresas também enfatizam que o Brasil adota o regime de liberdade tarifária desde 2002 e que a cobrança por esses serviços é um movimento mundial. Por aqui, ele ganhou força há cerca de três anos e, mesmo com as críticas por parte de órgãos de defesa dos consumidores, só tende a crescer.

Fonte: O Globo Online - 04/04/2013

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quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conheça as queixas mais "estranhas" de passageiros de cruzeiros


(Imagem: Reprodução/Internet)

A agência de viagens britânica Bom Voyage publicou uma lista com as queixas mais incríveis que fogem do nosso imaginário. Elas ficaram registadas nos livros de reclamações dos cruzeiros no último ano (2012).

Veja as pérolas:

1 - Uma passageira queixou-se de que o oceano era «demasiado barulhento» e sugeriu que os quartos dos passageiros fossem insonorizados, porque não conseguia dormir a bordo num cruzeiro pelo Mediterrâneo , segundo o The Courier Mail.

2 - Outro casal deixou uma nota na embarcação denunciando os maus modos do comandante, «que partiu sem aguardar pela sua chegada enquanto passeavam pelo porto».

3 - Um outro homem não gostou do solário. Disse ter «não ter ficado nada impressionado com o bronzeado» que obteve a bordo de um cruzeiro pelo Alasca, e insistiu ainda que «todas as viagens deveriam garantir sol constante».

4 - A lista de esquisitisse prossegue. Uma passageira da companhia Celebrity Cruises pediu a restituição do valor da viagem queixando-se de que «não havia celebridades a bordo».

5 - Nem a eficiência dos funcionários foi poupada. Um casal manifestou-se desagradado com o excesso de atenção e exigiu uma indenização, queixando-se de todas as gorjetas que teve de dar ao pessoal de bordo.

Fonte: Diário Digital


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Meliá Hotels International continua sua expansão na Alemanha com a assinatura do hotel Innside Leipzig


O hotel Innside by Mélia será o 29º estabelecimento
 da companhia espanhola no país
Créditos: Divulgação

por Eliana Zani | Omnipress Comunicação Empresarial

A marca Innside by Meliá dobrou seu portfólio de hotéis, com 11 estabelecimentos em processo de abertura que se somarão aos 10 já abertos.

A Meliá Hotels International anuncia a assinatura de um novo hotel de sua marca em expansão Innside by Meliá na cidade alemã de Leipzig, no noroeste da Saxônia. Trata-se do primeiro estabelecimento da companhia nesta cidade, que abrirá suas portas em 2015 no contemporâneo bairro conhecido como Gottschedstrasse.

O hotel estará localizado em um edifício neoclássico de 1853 chamado Kosmoshaus (propriedade do grupo imobiliário alemão KSW) que será completamente reformado em um estabelecimento 4 estrelas, adaptado aos Standards de design da marca urbana lifestyle Innside by Meliá, de grande popularidade na Alemanha. O empreendimento também contará com uma nova ala a ser construída, que inclui uma espetacular fachada ultramoderna formada por vários frontais inclinados, resultando em uma fascinante síntese dos estilos clássico e moderno.

O Innside Leipzig terá 153 apartamentos e suítes, um restaurante de excelente gastronomia no último andar do edifício e um skybar na cobertura com terraço ao ar livre que proporcionará uma impressionante vista da cidade. Além disso, o hotel contará com 4 salas de reuniões distribuídas em uma área de 380m², um amplo espaço de wellness, assim como um estacionamento no subsolo.

O novo Innside Leipzig segue consolidando a estratégia de expansão da Meliá Hotels International em seu segundo maior mercado europeu depois da Espanha, que é a Alemanha. Atualmente, a companhia opera 22 hotéis no país germânico sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, Innside by Meliá e TRYP by Wyndham. A hoteleira também possui outros 7 estabelecimentos em processo de abertura nas cidades de Aachen, Düsserldorf, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Wolfsburg e agora Leipzig. Todos esses empreendimentos serão operados pela Innside by Meliá, a marca de origem alemã que a Meliá adquiriu em 2007 e que atualmente está vivendo um intenso processo de expansão tanto na Alemanha como em novos mercados como Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Indonésia.

A Innside by Meliá, uma marca urbana pioneira em proporcionar experiências lifestyle às viagens de negócios, converteu-se em uma das mais importantes marcas de crescimento da Meliá Hotels International, que incrementou notavelmente seu portfólio de hotéis nos últimos dois anos, somando já 10 hotéis abertos e outros 11 em processo de abertura.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

Para mais informações: www.melia.com

Siga-nos no Twitter @MeliaHotelsInt
https://twitter.com/MeliaHotelsInt



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Grupo dos EUA organiza viagens de "desintoxicação digital"


(Fonte da imagem: Reprodução/The Digital Detox)

Já pensou na possibilidade de ficar quatro dias sem celular, relógio, computador ou tablet? Pois é isso que um grupo está organizando nos Estados Unidos: retiros para que os aficionados por tecnologia consigam ficar livres dos aparelhos eletrônicos por algum tempo. O lema do “Digital Detox” (Desintoxicação Digital) é “Desconectar para reconectar”, pois oferece uma reconexão das pessoas com a natureza e até com elas mesmas.

No site do grupo, há informações de que os retiros envolvem yoga, meditação, caminhadas, artes, culinária e alimentação orgânica — nada de refrigerante com sanduíche de fast food. Eles ainda deixam claro que não são permitidas as trocas de contatos profissionais durante a estadia no retiro, pois isso iria contra os fundamentos daquele encontro.

O grupo Digital Detox só atua nos Estados Unidos.

Fonte: The Digital Detox, G1
 
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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Meliá Hotels International firma em Yogyakarta (Indonésia) o primeiro e maior hotel da marca Innside by Meliá no continente asiático

hotel Innside by Meliá na Indonésia, na cidade de Yogyakarta (ilha de Java)

por Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial

Este, que será o maior empreendimento da marca no mundo, abre suas portas em 2015 na Indonésia;

A hoteleira já possui 8 hotéis no Sudeste Asiático, a região que mais cresceu como destino turístico em 2012 (+9%).


A Meliá Hotels International assinou recentemente a incorporação do hotel Innside by Meliá na Indonésia, na cidade de Yogyakarta (ilha de Java), de alto crescimento e atrativo como destino turístico, já que a região recebeu 9% a mais de viajantes em comparação ao crescimento médio dos destinos em nível mundial de apenas 4%.

O hotel Innside Yogyakarta será o primeiro desta exitosa marca na Ásia – que já conta com hotéis na Alemanha e na Espanha, além de outros em processo de abertura na Dinamarca e no Reino Unido. O hotel com seus 258 apartamentos, será o maior de todos os Innside e abrirá suas portas em 2015. Os hotéis Innside by Meliá se adaptam perfeitamente às necessidades de um público urbano e moderno, ao oferecer uma combinação de estilo de vida e negócios, design vanguardista e um serviço personalizado, simples e eficiente. Tecnologia, espaços multifuncionais para reuniões e eventos, um restaurante e o característico lobby bar (centro da energia dos hotéis Innside, onde “tudo acontece”) completarão a oferta deste elegante e funcional hotel.

A estratégia de expansão internacional da Meliá passa em grande medida por um forte crescimento na Ásia, e a prova disso é que, nos últimos dois anos, as incorporações permitiram à hoteleira dobrar seu portfólio na região, onde potencializou sua estrutura corporativa e comercial. A companhia espanhola, com marcas tão poderosas como Meliá Hotels E Resorts, Paradisus Resorts ou a própria Innside by Meliá, já opera há quase 30 anos na Ásia, desde que seu fundador Gabriel Escarrer Juliá (prêmio Ulisses por sua trajetória profissional em Turismo) abriu seu primeiro hotel internacional em Nussa Dua (Bali) nos anos 80.

Como indica o vice-presidente e CEO do Grupo, Gabriel Escarrer Jaume, “o componente familiar de nossa companhia nos dota de uma visão de longo prazo e de um plus de responsabilidade corporativa e coerência; atributos que na Ásia são muito apreciados, como a integridade de nossas marcas, nosso profissionalismo como gestores, nossa cultura e vocação de serviços. Por isso levamos 30 anos de forte presença nesse continente, e estou convencido de que nosso futuro estará também bastante vinculado à hotelaria desta região, uma das mais dinâmicas do mundo”.

Sobre a Meliá Hotels International


Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels E Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina E Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

Para mais informações: www.melia.com

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Costa Crociere comemora seus 65 anos de navegação


(Imagem: Reprodução/Internet)

por BrasilTuris Jornal

O grupo de viagens italiana e uma das principais empresas de cruzeiros marítimos da Europa, Costa Crociere comemorou no dia 31 de março seus 65 anos. Neste período de 1948, o navio “Anna C” partia, pela primeira vez, de Gênova (Itália) rumo a Buenos Aires (Argentina). O Anna C, que transportava 768 passageiros, foi a primeira embarcação da frota da Costa Crociere dedicada exclusivamente ao transporte de passageiros.

Uma grande campanha publicitária internacional foi criada e vem sendo divulgada, destacando o relacionamento da empresa com seus clientes ao longo dos seus 65 anos: “Desde 1948, sempre com você, sempre mais”. No Brasil, os clientes podem compartilhar suas experiências a bordo de um navio da companhia. Na página da Costa Cruzeiros no Facebook foi desenvolvido um álbum com fotos marcantes dos hóspedes durante todo o período de operações da empresa no País.

No mundo, a Costa Crociere realizou uma série de iniciativas comemorativas a partir do dia 31 de março. O 65º aniversário está sendo celebrado em todos os 14 navios da frota, no Mediterrâneo, Ásia, Caribe, América do Sul ou Emirados Árabes. A bordo dos transatlânticos, os hóspedes da Costa participam de festas, shows de talentos e jantares de gala com direito a brindes dos comandantes. Os passageiros ganham ainda cartões postais comemorativos e fotos com o símbolo especial dos 65 anos.

Os portos que receberamm os navios da Costa Crociere contaram com decorações especiais. No dia 26 de março, o setor de check-in da companhia no terminal marítimo de passageiros e parte da área externa do porto de Santos foram enfeitados com placas e balões comemorativos. Além de celebrar os 65 anos, a ação simbolizou a partida do Costa Serena após uma temporada inteira na América do Sul.

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terça-feira, 2 de abril de 2013

Obesos e bagagens são cobrados por kg por empresa aérea


(Imagem: Reprodução/Internet)
A empresa aérea Samoa Air é a primeira  do mundo a implementar o sistema chamado de "pague quanto você pesa" no mundo, ou seja, os passageiros com sobrepeso irão pagar mais por seus assentos, informou o jornal The Sydney Morning Herald. Segundo a publicação, no novo sistema, os pesos do passageiro e da bagagem são computados e as taxas variam de acordo com a distância percorrida: US$ 1 por quilo na rota mais curta e cerca de US$ 4,16 por quilo para viagens mais longas, como entre as ilhas de Samoa e Samoa americana, por exemplo.

De acordo com o executivo-chefe da Samoa Air, Chris Lagnton, essa é a maneira mais justa de viajar, já que não há uma taxa extra para excessos de bagagens, por exemplo. No pedido de reserva para a viagem, o passageiro tem de informar o peso, porém - para conferir - ele também é pesado na hora do embarque. Além disso, Lagnton acredita que a medida estimule a conscientização sobre a saúde e a obesidade, já que Samoa possui altos índices de doenças relacionadas ao excesso de gordura, afirmou a publicação.

Informações obtidas no site Terra


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Depois do conclave procura por viagens ao Vaticano cresceu 25%


Cidade do Vaticano - (Imagem: Reprodução/Internet)

Com a eleição do Papa Francisco (Mario Bergolio) cresceu o turismo e o comércio local com vendas significativas nesses últimos dias. As agências brasileiras registraram procura de pacotes de viagens que incluem a Cidade do Vaticano com os museus e a Capela Sistina, resultando em um aumento de 25% da procura.

Para quem tem vontade de conhecer o novo Papa, é preciso ter um passaporte válido e assistência de viagem internacional. Não é exigido visto para brasileiros na Europa. Segundo agências especializadas a melhor época para visitar a Cidade do Vaticano vai de março ao começo de novembro. Os meses de julho, setembro, outubro e maio são a alta temporada na Itália.

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Inscrições para a World Travel Makret Latin America estão abertas

Pontos turísticos de Salvador terão iluminação cênica


Nome conhecido no associativismo empresarial baiano,
Rosemma Maluf está a frente da Secretaria
de Ordem Pública de Salvador
(foto: César Vilas Boas / divulgação)
Em encontro com a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA, realizado na última semana, a secretária municipal de Ordem Pública da Bahia, Rosemma Maluf, discorreu sobre os projetos em andamento na pasta que beneficiarão a atividade turística local.

O principal deles diz respeito à iluminação e à recuperação de cartões-postais da capital baiana, problemas que, diga-se de passagem, vêm amargando perda de turistas por conta da degradação de espaços públicos.

“Vamos recuperar oito fontes luminosas provavelmente até a  Copa das Confederações e iniciarmos um projeto de iluminação cênica dos pontos turísticos”, informou.

Rosemma também pediu a ajuda dos empresários para que indiquem os pontos da cidade que necessitam ser priorizados no projeto.

A empresária do ramo de turismo receptivo, Avani Duran, ainda lembrou da necessidade de preservar pontos como o Terminal da França, que se encontra na rota de passagem dos turistas que chegam no porto.

Coordenada por Giuseppe Belmonte, a reunião contou a presença de lideranças da Fecomércio-BA, Salvador Convention, Abrasel, Abrajet, CDL, Abrasce, Instituto de Turismo de Itacaré, entre outros.

Serviço: www.fecomércioba.com.br

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Barra da Tijuca (RJ) ganhará hotel de luxo na orla



por PanHotéis

Com investimento de R$ 250 milhões, a Polaris anunciou a construção de um novo hotel no Rio de Janeiro, na esquina da Praça do Ó com a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca. Focado no segmento lifestyle, o hotel terá 175 unidades e, segundo a Polaris, assinatura de uma bandeira internacional inédita, ainda em definição.

Novidade no Brasil, o conceito lifestyle é uma tendência mundial no mercado hoteleiro aliando o luxo tradicional a um estilo descolado e contemporâneo, pontos fortes na sofisticação e design. O WATG está à frente do projeto arquitetônico e estreia no Brasil. O escritório é considerado referência em arquitetura hoteleira e tem no portfólio a execução de hotéis e resorts em mais de 160 países, como os das cadeias Conrad, Grand Hyatt, Four Seasons e Mandarin Oriental. Seu parceiro local será o S&W. Para o paisagismo, foi convocada a Witkin Hults Design Group, da Flórida, autora do projeto do Ritz Carlton Cancun.

Com 400 m² e borda infinita, a piscina será de frente para o mar e receberá pool parties, consagradas nos hotéis de Miami e Las Vegas. O hotel também promete um restaurante com chef de renome internacional, boate, spa, academia e um centro de convenções de 1,5 mil m². “A ideia é que o hotel seja voltado não apenas para o turista, mas também para o carioca”, destaca Paulo Figueiredo Filho, CEO da Polaris.

A Polaris, especializada em identificar oportunidades no desenvolvimento imobiliário, atua em três áreas: incorporação e landbanking com a PR Figueiredo; desenvolvimento de produtos imobiliários e estudos de mercado com a The Concept; e gerenciamento de ativos do incorporador e construtor com a Asset Realty Consultancy.


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segunda-feira, 1 de abril de 2013

ANAC propõe novas regras para transporte aéreo de bagagens


(Reprodução/Internet)

Uma das mudanças é o menor tempo para localizar mala e indenizar perda.
Mudanças serão discutidas em audiência pública e propostas são aceitas.

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a realização de uma audiência pública para discutir mudança no transporte aéreo doméstico e internacional de bagagens. A aprovação ocorreu na última terça-feira (26).

Entre as principais mudanças estão a redução do tempo para localizar bagagens e indenizar passageiros com bagagem perdida, a padronização do peso da bagagem em voos internacionais, a possibilidade de oferta de tarifas com franquia de bagagem reduzida em voos internacionais (exceto Américas do Sul e Central) e a criação de ajuda de custo ao passageiro que tenha sua bagagem extraviada.

As contribuições poderão ser encaminhadas até às 18h do dia 26 de abril, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Anac. No dia 22 de abril, haverá também uma audiência pública presencial, na sede da Anac, em Brasília.

Após aprovação do texto final, as novas regras entrarão em vigor depois de 90 dias.  As sanções previstas pelo descumprimento do disposto na resolução podem variar de R$ 20 mil a R$ 300 mil.

A nova proposta vai atualizar a Portaria n°676/2000 e as Normas de Serviços Aéreos Internacionais (NOSAI CT-011, CT-012, PT-005 e TP 024).

A definição das novas medidas levou em consideração os dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica, do Código Civil, da Convenção de Montreal de 1999 e do Código de Defesa do Consumidor, além de ter em vista as melhores práticas adotadas internacionalmente, segundo a Anac.

Extravio de bagagem e ajuda de custo

Pela proposta, a empresa aérea passa a ter menos tempo para localizar as bagagens extraviadas e pagar a indenização, caso elas não sejam localizadas. Atualmente, a empresa tem até 30 dias para cada uma das etapas, o que deve ser reduzido para 7 e 14 dias, respectivamente.

Também foi criada a previsão de que a empresa forneça uma ajuda de custo de cerca de R4 300 ao passageiro com bagagem extraviada e esteja fora do domicílio para gastos de emergência. A ajuda será de no mínimo 100 DES (Direitos Especiais de Saque), um índice composto de uma cesta de moedas e utilizado internacionalmente no transporte aéreo internacional.

Bagagem de mão

A Anac propõe também que a empresa aérea deverá permitir uma franquia mínima de 5 kg como bagagem de mão por passageiro, seguindo os requisitos técnicos e de segurança. A empresa deve informar de forma clara os limites de peso, dimensão e número de volumes aceitos. Atualmente os passageiros não podem carregar mais do que 5kg de bagagem de mão.

Franquia de bagagem despachada

Nos voos internacionais, a franquia de bagagem despachada foi ampliada e padronizada em dois volumes de 32kg. Nos voos domésticos, a franquia de bagagem por passageiro é de no mínimo 23 kg para aeronaves com mais de 30 assentos; 18 kg para aeronaves de 21 até 30 assentos e 10 kg para aeronaves com até 20 assentos. Nos voos para as Américas do Sul e Central houve um aumento da franquia de 20 kg para 23kg.

Quando houver conexão com voos domésticos constantes no mesmo contrato de transporte, será válida a maior franquia. A companhia aérea poderá ofertar tarifas com franquia de bagagem reduzida nos voos internacionais (exceto Américas do Sul e Central). Com a diversificação de preços e franquias, o passageiro terá mais opções para adequar a compra de acordo com suas necessidades.

Informação ao passageiro

O passageiro deverá receber todas as informações necessárias para escolha do serviço, principalmente sobre restrições no transporte de bagagem. Os valores cobrados por excesso de bagagem deverão ser informados no momento da compra do bilhete.
     
A agência pretende estabelecer um monitoramento trimestral dos eventos e reclamações relacionados ao extravio, perda, avaria e violação de bagagens, com base nas informações prestadas pelos transportadores e nas manifestações e queixas de passageiros. A partir do acompanhamento dessas informações, serão desenvolvidos indicadores de qualidade de serviço de desempenho do transporte de bagagens, diz a Anac.

Fonte: G1 notícias - 27/03/2013

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Gastronomia internacional oferecida nos navios da Ibero Cruzeiros. Conheça-a


Navio da Ibero Cruzeiros - Imagem: Reprodução/Internet

por SantaPortal

Os navios da Ibero Cruzeiros estão voltando para a Europa, mas muitas pessoas já planejam a viagem das próximas férias na América do Sul. E, quando um turista decide por fazer um cruzeiro, um dos fatores que mais pesam na decisão é a gastronomia a bordo dos navios.

De acordo com o Chef Abdeslam Gonzales, a bordo do navio Grand Mistral o menu é pensado para agradar o desejo do hóspede que quer comer pratos diferentes do que costuma ter no dia a dia, mas não quer perder totalmente a referência do que agrada seu paladar originalmente.

No caso da Ibero é oferecida também uma diversidade de roteiros e navios intimistas que tornam a viagem mais aconchegante e as refeições prometem uma experiência única. Além disso, a gastronomia é diversificada e a bordo do Grand Mistral os hóspedes instalados em cabines do deck 10 podem jantar em um restaurante exclusivo e isso sem dúvida torna a viagem mais especial.

No Brasil, as tarifas da Ibero incluem 5 refeições diárias e o programa IBERO Inclusive. Este programa de bebidas inclui água mineral, refrigerante, cerveja e vinho branco e/ou tinto durante o almoço e o jantar nos restaurantes principais e no buffet.

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Conheça 12 rios míticos para serem explorados por cruzeiros

O site Budget Travel realizou uma pesquisa sobre rios e selecionou 12 rios míticos que podem ser navegáveis por cruzeiros. Confira:

Rio Amazonas - Imagem: Reprodução/Internet
1 - RIO AMAZONAS - Conhecido por ser o segundo maior rio da América, o Amazonas passa por seis países perfazendo uma extensão de 8 mil quilômetros, iniciando no Peru e desembocando no litoral do Brasil. O rio Amazonas oferece uma excelente vista da floresta amazônica.

Rio Mississipi - Imagem: Reprodução/Internet
2 - RIO MISSISSIPI - Mississipi é o segundo maior rio dos Estados Unidos, ele nasce  no lago Itasca, no estado de Minessota, e atravessa os estados de Wisconsin, Iowa, Ilinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississipi e Louisiana, no sul do país. O rio serviu de palco de momentos históricos dos Estados Unidos como a Guerra Fria.

Rio Nilo - Imagem: Reprodução/Internet
3 - RIO NILO - Com cerca de 7 mil quilômetros de extensão, o rio Nilo transformou a região do Egito, lugar mais áridos do planeta, o deserto do Saara, em um oásis de muita fertilidade. O Nilo corta diferentes países, como Quênia e Tanzânia.

Rio Yangtze - Imagem: Reprodução/Internet
4 - RIO YANGTZE - Yangtze é o maior da Ásia com 6.300 quilômetros, ele faz um percurso do Tibete até o sul do mar da China, alimentando mais de 700 afluentes em seu caminho. Segundo estudos, por milhares de anos, o rio criou atividade comercial, transportando mercadorias e colaborando com a agricultura local.

Rio Ganges - Imagem: dreamstime.com
5 - RIO GANGES - É um rio sagrado para os hindus, ele percorre cerca de 2,5 mil quilômetros entre o norte da índia, nos gelos do Himalaia, até a baía de Bengala. O rio fornece água para agricultura, indústria, energia e transporte, e é usado para cerimônias religiosas como batizados e enterros.

Rio Mekong - Imagem: Reprodução/Internet
6 - RIO MEKONG - O rio inicia na China e passa por Myanmar, Laos, Tailândia e Camboja antes de chegar no Vietnã, seu ponto final, onde cria-se o Delta do Mekong. O rio Mekong é um dos destinos mais belos da Ásia do sudeste.

Rio Danúbio - Imagem: Reprodução/Internet
7 - RIO DANÚBIO - Danúbio, o segundo maior rio da Europa, já foi usado como rota comercial desde o século 7 pelos gregos. Hoje, o rio passa pelas capitais da Europa do leste como Budapeste, Viena e Bratislava. Desde sua fonte na Floresta Negra da Alemanha, o Danúbio corre até o Mar Negro atravessando Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia e Bulgária.

Rio Columbia - Imagem: Reprodução/Internet
8 - RIO COLUMBIA - Num trajeto de cerca de quase 2 mil km, o rio Columbia nasce em meio às montanhas Rochosas canadenses, e desemboca no litoral pacífico do estado americano de Oregon. Responsável pela geração de grande parte da energia elétrica produzida no continente, o rio atravessa vales e montanhas, em meio a belíssimas paisagens.

Rio Reno - Imagem: Reprodução/Internet
9 - RIO RENO - O rio Reno passa por Alemanha, Holanda, França e Suíça, percorrendo cidades como Colônia, Heidelberg e Estrasburgo em seus 1,2 mil km de comprimento. Maravilhas históricas, charmosos vilarejos e paisagens rurais são algumas das atrações encontradas percorrendo as margens do Reno.

Rio Orinoco - Imagem: Reprodução/Internet
10 - RIO ORINOCO - Com mais de 2 mil km de extensão, o rio Orinoco foi documentado pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1498. O Orinoco nasce na Venezuela, perto da fronteira com o Brasil, e desemboca no litoral leste do país, formando centenas de afluentes e recebendo milhares de espécies de pássaros e peixes como piranhas e bagres.

Rio Volga - Imagem: Reprodução/Internet
11 - RIO VOLGA - O Volga é o maior rio da Europa, com cerca de 3.800 km de extensão entre o norte da Rússia e o Mar Cáspio. O rio percorre um importante trecho deste imenso país, passando por vilarejos, florestas, lagos, e cidades como Moscou e São Petersburgo.

Rio Tâmisa - Imagem: Reprodução/Internet
12 - RIO TÂMISA - O rio Tâmisa nasce na região de Cotswolds, no sul da Inglaterra, e desemboca no Mar Negro, após uma viagem de 384 km pelo sul da Inglaterra. O Tâmisa passa por belas paisagens rurais da região e cidades como Oxford e, claro, Londres, onde é um dos principais símbolos da cidade e faz parte de cartões-postais servindo como pano de fundo para monumentos como o Big Ben.

Fonte: Terra - Vida e Estilo

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3ª edição da Travelweek São Paulo consolida setor de viagens


(Imagem: Reprodução/Internet)

por BrasilTuris

Entre os dias 16 e 19 de abril, a Travelweek São Paulo realiza sua 3ª edição, com a participação recorde de 580 fornecedores de todo o mundo que representam as mais importantes marcas de turismo de alto padrão. O evento acontecerá no Prédio da Bienal em um ambiente inspirador e traz marcas consagradas e admiradas ao redor do mundo, como Kempinski Hotels, Orient-Express, Mandarin Oriental, Four Seasons Hotels, Starwood Hotels, Hyatt Hotels, Bulgari Hotels, Armani Hotels, Design Hotels, Relais & Chateaux, Dorchester Collection, Rocco Forte Collection, Small Luxury Hotels of the World, Leading Hotels of the World, Maybourne Collection, Ritz-Carlton, Oberoi Hotels, Taj Hotels, Aman Resorts, entre outros.

Empresária Carolina Perez da
Travelweek São Paulo
Idealizada pela empresária Carolina Perez, a Travelweek (foto) promoverá 22 mil reuniões através do cruzamento de interesses de agências e fornecedores. Com a iniciativa, unirá companhias aéreas e de cruzeiros, redes hoteleiras, além de bureau de turismo dos destinos mais desejados. Na feira B2B, os profissionais do setor contam com um evento vibrante e exclusivo para ampliarem seu networking. "Trata-se de uma oportunidade única para o trade, com um grande potencial de geração de relacionamentos. A Travelweek é um canal para novos negócios e os resultados dos contatos feitos no evento continuam ao longo do ano", afirma a executiva.

Na noite de abertura, que ocorrerá no dia 16 de abril, os consumidores finais convidados têm a oportunidade de visitar a exposição em primeira mão, conhecendo os nomes por trás dos destinos mais incríveis do mundo. Única no Brasil e pioneira na América Latina, a Travelweek São Paulo une os melhores travel designers do mercado e os fornecedores de maior prestígio na indústria mundial de viagens exclusivas.

Nesta Travelweek São Paulo, países e cidades segmentados por atividades, interesses e hobbies disponibilizarão propostas inovadoras e criativas para o brasileiro, aproveitando o momento favorável para atrair os consumidores. Pela primeira vez, lojas típicas de alguns destinos, como Swarovski, El Corte Inglés, Chic Outlet e Galeries Lafaytte, também estarão presentes, reforçando a tendência das compras como grandes atrativos em viagens. Outra novidade são hotéis inéditos e recém-inaugurados, que participarão trazendo os mais novos conceitos da hotelaria de alto padrão, entre eles: Montage Hotels and Resorts, Firmdale Hotels, The St. Regis Mauritius Resort e Arakur Ushuaia.

"O cliente brasileiro se torna cada vez mais significativo para as marcas internacionais, que já o reconhecem como um cliente importante que gosta de viajar, aprecia diversidade e qualidade e tem excelente poder de compra", avalia Carolina.

Outra novidade da Travelweek para este ano será sua 1ª edição no Rio de Janeiro, atendendo às empresas que desejam estreitar ainda mais os laços com o Brasil. A Travelweek Rio de Janeiro ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro no Copacabana Palace, em formato pocket, reunindo vip buyers e 40 expositores do mundo todo, tornando-se o hotspot do segundo semestre para a indústria de viagens exclusivas no Brasil.

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Praticagem no Brasil são extremamente elevados


Cruzeiros marítimos - (Imagem: Reprodução/Internet)
por SEGS


Com custo até 2789% mais caro do que os principais portos do mundo, a praticagem brasileira chega a cifras altíssimas

As operações de manobra de entrada e saída dos navios em portos, serviço conhecido como praticagem, apresentam, no Brasil, custos extremamente elevados.

A taxa, que já está se tornando uma limitadora para a vinda de Cruzeiros Marítimos ao Brasil, deverá agora ser monitorada pela Comissão Nacional de Praticagem. A medida faz parte das mudanças que o governo pretende fazer no setor portuário e visa acabar com o monopólio e redefinir o preço do serviço prestado de acordo com uma metodologia clara quanto ao tamanho do navio, tipo de carga e questões meteorológicas.

Um levantamento da ABREMAR (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostra a diferença de valores cobrados nos principais portos do mundo. Entre os mais caros estão os portos de Salvador, Santos, Ilhabela e Rio de Janeiro, que chegam a custar, respectivamente, 2789%, 1080%, 892% e 521% a mais que o porto de Barcelona, na Espanha. Os valores foram considerados para as duas manobras de escala (entrada e saída) para navios com 137 mil toneladas – veja tabela completa abaixo.

A praticagem, na maior parte dos portos mundiais, é tarifada e regulada por órgãos do governo, e não há variação de cobrança entre companhias, mesmo com navios de mesmo tamanho e manobras similares – o que acontece no Brasil.

Com tudo isso, o país acaba perdendo competitividade para regiões da América do Sul que operam taxas mais atrativas, como Valparaíso (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Além disso, também perde navios e turistas para mercados emergentes no setor de Cruzeiros Marítimos, como Pequim (China) e Sidney (Austrália).

Este último, além de apresentar taxas extremamente mais atrativas que as brasileiras, ainda possui clima similar ao nosso e extenso litoral, tomando conta de um lugar, no verão do Hemisfério Sul, que já foi do Brasil.
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Itajaí tem melhor terminal de Cruzeiros (SC)

Cruzeiros marítimos - (Imagem: Reprodução/Internet)
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio revelou que o melhor terminal de cruzeiros marítimos está em Itajaí (SC). Por lá passaram mais de 56 mil passageiros.  Cada participante gastou na cidade cerca de R$ 183,50, o que representa movimento econômico superior a 5 milhões de reais.

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