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sábado, 16 de março de 2013

União Europeia anuncia propostas de lei sobre viagens aéreas


(Reprodução/Internet)

por Agência Estado

As novas propostas da União Europeia sobre viagens aéreas prometem um tratamento melhor e uma compensação financeira mais alta aos passageiros para quando os voos atrasarem, forem cancelados ou redirecionados.

Na maior reformulação desde que as regras foram introduzidas há oito anos, a Comissão Europeia prometeu fornecer segurança jurídica para os passageiros. A comissão havia recebido queixas frequentes de que as companhias aéreas tentavam fugir das suas obrigações, forçando os clientes a darem início a processos jurídicos para obter compensação.

Por sua vez, as companhias aéreas europeias pressionaram por mudanças depois de terem sido forçadas a pagar centenas de milhões de euros em indenizações desencadeadas pela erupção do vulcão Eyjafjallajokull da Islândia em abril de 2010. Na época, a nuvem de cinzas vulcânicas cancelou diversos voos em toda a Europa.

Sobre o pacote de reformas, Siim Kallas, chefe de transportes da UE, disse que as companhias aéreas serão obrigadas a redirecionar os clientes dentro do prazo de 12 horas ou encontrar soluções alternativas para que eles cheguem aos seus destinos. Por outro lado, as companhias aéreas terão mais tempo - cinco horas, em vez de três - para encontrar aviões alternativos e levar os passageiros para casa, dentro da UE.

As companhias aéreas serão obrigadas a fornecer informações aos passageiros sobre o motivo pelo qual o voo foi cancelado dentro de 30 minutos a partir do horário programado de decolagem. Além disso, elas terão de reconhecer queixas dentro de uma semana e responder dentro de dois meses. Em caso de atrasos, os passageiros terão o direito a alimentação depois de duas horas, em vez de quatro.

Enquanto isso, as companhias aéreas que operam na União Europeia não serão obrigadas a pagar por suas emissões de gases estufa por mais um ano. A UE concordou, provisoriamente, em adiar um controverso plano de cobrar operadoras por seu impacto sobre o meio ambiente. A nova proposta de lei, que será debatida e eventualmente alterada pelos Estados membros e pelo Parlamento Europeu, entrará em vigor em 2015.

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sexta-feira, 15 de março de 2013

Anvisa lança guia para orientar consumidor sobre viagens de avião


(Reprodução/Internet)

Material dá dicas para usuários de aeroportos sobre compra das passagens, embarque, voo e desembarque

Já está disponível no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o guia de bolso “Tudo o que você precisa saber para fazer uma boa viagem”. A iniciativa é da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, com o apoio da agência. O material dá dicas para os usuários de aeroportos no Brasil sobre assuntos que vão desde a compra das passagens aéreas até os cuidados que os passageiros devem observar durante o embarque, voo e desembarque. O material está disponível nas versões em português, inglês e espanhol. Clique aqui para acessar.

Para as viagens internacionais, o guia traz informações sobre cuidados com a saúde que não podem ser esquecidos.

— Lembramos a necessidade da realização de uma avaliação médica prévia e, se for necessário fazer uso de algum medicamento durante a viagem, a exigência do turista de portar a prescrição médica — afirma o diretor de Monitoramento e Controle da Anvisa, Agenor Álvares.

Além disso, a cartilha reforça a exigência internacional de alguns países em relação à apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Assim como o visto internacional, o CIVP é um documento obrigatório para a entrada em países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China e Panamá, entre outros.

Autoridades sanitárias de alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros que não possuem o CIVP.

— Cabe lembrar que o certificado só tem validade se for emitido com no mínimo dez dias de antecedência da viagem, que é o tempo que a vacina contra febre amarela leva para fazer efeito — explica Álvares.

Outro assunto abordado no material são os cuidados com a saúde que o viajante deve observar após a chegada ao destino.

— Alimentar-se bem, adotar hábitos saudáveis e higiênicos e evitar o estresse são as formas mais eficazes de prevenção — afirma o diretor da Anvisa.

A cartilha ensina, ainda, como agir em casos de doenças durante o voo ou após o retorno da viagem.

Fonte: O Globo Online - 14/03/2013

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terça-feira, 12 de março de 2013

FAZENDA VAI VIRAR HOTEL NO INTERIOR DE MINAS GERAIS


(Reprodução/Internet)

por Hotelier News

Localizada na Estrada Real, entre os municípios de Santana dos Montes e Itaverava, interior do Estado de Minas Gerais, a Fazenda da Chácara, datada de 1741, está passando por um processo de reforma e vai ser transformado num hotel – com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano.

O projeto está sendo tocado pelo empresário Aloízio Santiago e conta com área de aproximadamente 1 mil hectares.  O complexo, nomeado Hotel Fazenda da Chácara, é composto pelas Fazendas da Chácara, do Guarará e da Caatinga, espaços disponíveis para todos os hóspedes do lugar.

O empreendimento tem cerca de 10 mil m² de área construída e espaço para eventos. Ao todo, a estrutura deve contar com 30 suítes, divididas em quatro categorias – todas com varanda, ar-condicionado, frigobar e TV de led 32’’ a cabo/satélite.

Três restaurantes, quatro bares, área com piscinas, play ground, sauna, sala de jogos, campo de futebol, quadra de vôlei e tênis completam a estrutura.

Estima-se que o meio de hospedagem gere cerca de 40 postos de trabalho diretos. Os investimentos aplicados na reestruturação do lugar não foram divulgados.

Contato: hotelfazendadachacara@deflor.com.br

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Fique alerta: Conheça os 10 golpes mais comuns praticados contra turistas


(Reprodução/Internet)

por Luiza Belloni Veronesi

A consultoria de viagens Cheapflights listou alguns dos golpes mais comuns contra turistas, publicados no site DenverPost, confira:

1. Policiais falsos

Ser acusado de um crime banal ou inexistente, pode ser a pista para perceber que está lidando com um policial falso. Por exemplo, ele pode cobrar uma multa de valor alto por alguma “infração” que deve ser paga no ato. Para isso não acontecer, verifique a identidade do policial e contate a polícia (verdadeira) se tiver alguma dúvida.

2. Produtos “originais”

No caminho do seu destino final muitos trapaceiros podem te abordar com produtos que prometem ser bons e originais por um preço muito menor que o ofertado no mercado. Artigos de couro, tapetes autênticos e até quadros e joias são os principais itens, desconfie e, se ficar com dúvida, opte pelo “não, obrigado”.

3. Distração

Aproveitar um passeio não significa esquecer de vigiar seus pertences ou deixar à mostra celulares, carteiras e dinheiro. Uma distração é o que os bandidos precisam para furtar objetos pessoais sem o viajante perceber.

4. O golpe do bar

Esse golpe pode assumir uma variedade de formas, mas, o mais básico envolve um viajante (geralmente homem) que é convidado por uma ou mais pessoas locais para uma rodada de bebidas em um bar da região. Depois de se divertirem, os nativos vão embora aos poucos e o viajante, já bêbado, fica com uma conta enorme para pagar.

5. Táxi inflacionado

Infelizmente para os taxistas corretos, os profissionais têm a má reputação por inflacionar as tarifas cobradas. Ainda pior que cobrar a mais, ladrões podem fingir ser taxistas e roubar os passageiros em lugares desertos ou com pouca iluminação. Se possível, opte por táxis licenciados ou peça ajuda para sua companhia de viagem. Outra dica é fazer um acordo sobre o valor da tarifa antes de entrar no carro.

6. CD grátis

Durante a viagem, alguns músicos podem te abordar com um CD “gratuito” de suas músicas, se recusando a pegar caso você queira devolver. No entanto, uma vez que você segura o CD, os astros repentinamente cobram pelo produto. Para isso não acontecer, coloque-o no chão gentilmente e saia de perto.

7. Quer tirar uma foto?

É comum os turistas terem vontade registrar o lugar incrível em que acabaram de pisar. Mas quem vai bater a foto, se todos querem registrar o momento nela? São nessas horas que oportunistas entram em ação e roubam a câmera digital assim que os turistas entregam a ele para tirar a tal foto. Ainda há aqueles que podem não roubar o objeto, mas depois cobram os serviços prestados.

8. Trombada acidental

Aquela trombada que você levou quando saiu de um trem foi acidental ou alguém tentou te furtar? Quando turistas desembarcam ou visitam lugares diferentes dos de costume, é comum pensar que acidentes acontecem ou que as pessoas não são de “má fé”. Mas esse golpe é particularmente comum, principalmente, segundo o site, na Itália.

9. De onde você vem?

Dizer para os comerciantes seu País ou cidade de origem pode ser a porta de entrada para golpes. Dependendo do lugar, os comerciantes podem pensar que você tem bastante dinheiro, não te dará descontos e pode até elevar os preços dos produtos. A melhor resposta é dizer algum nome de País inexistente ou algum lugar que ele não conheça, como seu bairro.

10. Golpe da pulseira

Uma pessoa encantadora se apresenta como guia e oferece instruções ou conselhos de passeios. Sem você entender o motivo, ela logo amarra uma pulseira de tecido em torno de seu pulso com um nó duplo e pede pagamento. Caso se recuse a pagar, a golpista começa a gritar que você está roubando a pulseira ou não quer pagar pelo serviço que já prestou. Para não se constrangerem mais, as vítimas pagam o que o golpista quer e vai embora.

Desconfie das pessoas e do motivo em que elas se aproximam de você, inclusive quando forem oferecer serviços ou produtos. Fique atento às mãos delas e em sua volta.

Fonte: Infomoney - 11/03/2013

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sexta-feira, 8 de março de 2013

Saiba como amenizar os terríveis desconfortos em viagens de avião


(Reprodução/Internet)

Redação Bonde News

Enjoos, incômodos no ouvido, ressecamento dos olhos e da pele, inchaço nas pernas são alguns dos problemas que mais incomodam os passageiros

Muitos desconfortos e incômodos durante viagens como inchaço nas pernas, barriga inchada, pressão no ouvido, enjoo e ressecamento podem ser reduzidos. Algumas atitudes, se evitadas, podem amenizar estes efeitos ruins e garantir horas mais confortáveis durante o voo. Veja dicas abaixo da presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Vânia Melhado e também de acordo com a "Cartilha de Medicina Aeroespacial", do Conselho Federal de Medicina, e viaje sem receios.

Alimentação 

Os cuidados devem começar antes mesmo do voo. Desde o dia anterior ao embarque, evite bebidas gasosas, comidas ricas em fibras e que fermentem (como feijão, repolho e pepino), pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga, comum entre os passageiros. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio – que está diminuído a bordo da aeronave. As mesmas recomendações alimentares valem durante o voo. Prefira comer massas, beber água e sucos de frutas. Para manter a hidratação, recomenda-se beber um copo de água ou suco a cada duas horas de voo.

Enjoos 

Quem costuma ter enjoos durante a viagem deve tentar se sentar em uma poltrona na janela, preferencialmente perto da asa. Evite também beber líquidos em excesso, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes.

Inchaço nas pernas 

É um dos sintomas mais comuns durante o voo, e surge devido ao grande tempo sentado. É possível evitar o problema mesmo sem sair da poltrona: movimente a batata da perna e faça exercícios de rotação com os pés. Quem costuma sentir mais desconforto pode também usar meias elásticas em viagens acima de quatro horas, o que reduz bastante o problema.

Alergia 

Pessoas com rinite ou outro tipo de alergia devem levar soro ou hidratante para o nariz, além de medicamentos específicos, caso estejam usando. Antes do pouso, vale usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão no interior da orelha. Quem estiver em fase de crise deve conversar com o médico para obter orientações antes de viajar.

Olhos e pele 

Leve na bagagem de mão um hidratante e passe nas mãos, no rosto e em outros áreas do corpo que fiquem ressecadas. O ideal é viajar sem lentes de contato, para evitar um ressecamento ainda maior do que ocorre normalmente com os olhos durante o voo. Se o passageiro estiver de lente durante a viagem, deve levar uma solução para umedecê-la durante o voo.

Incômodo no ouvido 

Na hora do pouso, ocorre um aumento da pressão na região da orelha média, e é por isso que se sente uma sensação de semi-surdez no ouvido. Mascar chicletes ou apertar o nariz e depois soprar são dois truques para reduzir essa sensação. No caso de bebês ou crianças muito pequenas, dê mamadeira ou chupeta um pouco antes do pouso. Isso também ajuda a reduzir essa pressão.

Remédios 

Não se esqueça de levar na bagagem de mão medicamentos de uso contínuo. Tomar remédios para dormir não é recomendado e pode ser perigoso. Se houver qualquer intercorrência e for necessário desembarcar rapidamente, o passageiro ficará prejudicado.

Doenças pré-existentes 

Pessoas com doença cardíaca ou pulmonar crônica, mesmo que estiverem com o problema controlado, devem consultar o médico antes de viajar, para ver se é necessário fazer algum ajuste no tratamento.

"Jet lag" 

A diferença de fuso-horário pode causar, ao chegar ao destino, cansaço, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horários das refeições. Segundo um cálculo básico, para cada hora de fuso-horário a mais ou a menos, é necessário um dia para se adaptar. Se sua viagem for durar poucos dias, experimente começar esta adaptação quatro ou cinco dias antes de embarcar. A recomendação dos médicos é tentar se aproximar o máximo possível do horário do destino. Se a diferença for de duas horas a mais, por exemplo, tente dormir e comer duas horas mais tarde do que está habituado. Se não for possível seguir exatamente o fuso, aproximar-se mais dele já ajuda bastante.

Fonte: G1

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Começa neste sábado (9) a Eduexpo 2013


Feira de intercâmbio estudantil do Brasil acontece em São Paulo
(Reprodução/Eduexpo)

A classe C irá se beneficiar com a exposição da primeira etapa da maior feira de intercâmbio do Brasil. O evento oferece viagens que melhoram o currículo e cabem direitinho no bolso desses novos consumidores.  A Eduexpo 2013, que será realizada neste sábado (9) e domingo (10), em São Paulo, além de preços atraentes, também conta com pacotes montados por meio de parcerias entre agências e governos estrangeiros.

Em 2013, a maior feira de intercâmbio estudantil do Brasil receberá 173 expositores, entre 14h às 19h, com entrada gratuita. A renomada universidade de Harvard estará apresentando com exclusividade seu programa de doutorado.

De acordo com dados divulgados pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), o perfil do intercambista tem mudado. Entre 71 agências pesquisadas, 54 atendem o público da classe C.

Serviço:

São Paulo
9 de Março (Sábado) - das 14h às 19h
10 de Março (Domingo) - das 14h às 19h
Local: Centro Fecomercio de Eventos
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
Bela Vista - São Paulo - SP

Ponto de Referência
- Ao lado da Fundação Getúlio Vargas
- Atrás do MASP - Museu de Arte de São Paulo
- Próximo a Estação Trianon-MASP do Metrô
- Em frente ao Hospital Sírio Libanês

@bagagempronta

Fonte: Eduexpo

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Serra Verde Experss lança promoção em viagens de trem no Paraná


Serra Verde Express realiza passeio de trem na Serra do Mar
Créditos: Divulgação

Conhecer as belezas e as histórias da Serra do Mar paranaense no conforto de um trem com serviço de bordo; se encantar com a flora das matas das Araucárias e Atlântica; passear pelas ruas da charmosa Morretes e ainda ganhar de presente o almoço para saborear um dos mais tradicionais pratos da culinária do estado: o barreado. Esta é a proposta da Serra Verde Express, que preparou um pacote exclusivo para os viajantes que optarem por fazer o passeio no trem da Serra do Mar adquirindo as viagens de ida e volta.

A campanha promocional vai até 4 de abril e oferece duas opções: o pacote com os dois percursos feitos de trem sai pelo valor  de R$ 149. Já quem optar voltar de van pela Estrada da Graciosa, fará o investimento de R$ 195. O pacote inclui viagem na classe turística, com saída de Curitiba, almoço em Morretes e podem ser parcelados em até 10 vezes.

O passeio de trem entre as cidades de Curitiba e Morretes é um deleite para olhos e espírito. Entre as belezas da Serra do Mar paranaense, o visitante pode desfrutar da paz, do visual e dos aromas vindos da mata. A viagem de retorno pela Estrada da Graciosa é outro presente. Passando pela antiga rota dos tropeiros que cruzavam o Paraná rumo ao litoral, o turista poderá apreciar um dos trechos de Mata Atlântica mais preservados do Brasil, declarado como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO em 1993.

Serviço:
Serra Verde Express
Avenida Pres. Afonso Camargo, 330 - Estação Rodoferroviária de Curitiba

Sobre a Serra Verde Express

A Serra Verde Express foi criada em 1997 para administrar os trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá. Em pouco mais de uma década de trabalho, a empresa incrementou o turismo ferroviário no Paraná e fez do Estado referência no setor nacional e internacional, pois atrai anualmente uma média de pouco mais de 150 mil pessoas, ante uma demanda de apenas 50 mil quando assumiu a ação. Em 2009, a empresa foi convidada pelo Governo do Mato Grosso do Sul a operar o Trem do Pantanal. Em 2010, a Serra Verde Express passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo. Para garantir a satisfação dos visitantes, a empresa, que pertence ao Grupo de Serviços Higi Serv, investe periodicamente em melhorias, treinamentos de funcionários e na preservação do meio ambiente. Mais informações www.serraverdeexpress.com.br.

Fonte: contato@mapacomunicacao.com.br (Publicado no Paran@shop)

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Internet é meio mais usado para planejamento de viagens


Marcos Jorge gerente de
Território do Trip Advisor
(Reprodução/Panrotas)
O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line. "Hoje o planejamento de viagens é dominado pelo ambiente on-line, ainda que muitos consumidores chequem serviços e reviews por indicações dos agentes", afirma Marco Jorge (foto), gerente de Território do Trip Advisor na América Latina.

Entre os recursos utilizados pelos potenciais viajantes entrevistados, 67% dos brasileiros pesquisam websites de reviews para decidir por destinos e hotéis, 58% entram nos ambientes das agências de viagens on-line e 31% se informam por meio de mídias sociais. Já o ambiente tradicional (off-line) foi assim caracterizado, segundo a pesquisa: 53% consultam operadoras de viagens, 50% os amigos e família e 28% as agências de viagens físicas. Há ainda um percentual de 25% que dizem pesquisar revistas e folhetos informativos.

Claro que é preciso considerar que o estudo, realizado pelo maior site de reviews e opiniões de viajantes do mundo, é totalmente feito on-line, o que favorece a intimidade dos entrevistados com o ambiente web. No Brasil, foram ouvidos 983 consumidores e 277 hoteleiros.

A pesquisa constata ainda que os brasileiros planejam viajar mais este ano (56% preveem aumento em seu orçamento de viagens) e nada menos que 40% dos empreendimentos hoteleiros planejam aumentar tarifas em 2013. Há outras constatações interessantes, algumas já esperadas, como o fato de 80% dos entrevistados em todo o mundo – 89% no Brasil – dizerem que a wi-fi grátis no quarto é importante. Mais relevante ainda para os empreendimentos é saber que 94% dos brasileiros podem mudar sua decisão ao encontrar um hotel que ofereça cortesia para o café da manhã.

Outra informação oferecida pelo estudo é que 72% dos viajantes do mundo dizem que a opção de agendar um hotel por meio de um dispositivo móvel é algo útil. Porém, só 25% dos empreendimentos no mundo já se relacionam com clientes por meio de dispositivos móveis e apenas 42% dos hotéis no Brasil afirmam que irão priorizar o marketing mobile em 2013.

O estudo também constata que a concorrência é grande no ambiente virtual. Potenciais viajantes consideram até sete propriedades antes de reservar um hotel. Para visualizar a pesquisa completa, acesse www.tripadvisorTripBarometer.com/Brazil.

Fonte: Trip Advisor (publicado no site da Panrotas)

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quarta-feira, 6 de março de 2013

SALVADOR TERÁ VOO DIRETO DA COMPANHIA AZUL PARA CAPITAL AMAZONENSE


Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil,
que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.
(Reprodução/Internet)

A Azul Linhas Aéreas estreia no final deste mês um voo direto entre Manaus e Salvador. Deste modo, sair da capital baiana e aterrisar na capital do Amazonas levará menos de três horas.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, comemoraram a nova rota durante a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Portugal.

Para a Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia), o novo voo viabiliza o roteiro internacional Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, chamado de BRA, que já vinha sendo trabalhado pelos operadores estrangeiros e que agora será facilitado pelas ligações diretas.

A representante da Amazonastur informou que a partir de maio a Azul vai firmar parceria com a TAP, que já dispõe de sete voos semanais para Salvador.

Serviço: www.voeazul.com.br

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Companhia aérea é condenada por tratamento inadequado a passageira



A Juíza de Direito Substituta da 11ª Vara Cível de Brasília condenou a Tam Linhas Aéreas S/A ao pagamento da importância de R$ 10 mil, a título de danos morais, devido a tratamento inadequado dado a consumidora pelos funcionários da companhia.

Conta a passageira que adquiriu passagens aéreas para o trecho Brasília-Recife, mas na data da viagem foi surpreendida com a informação de que seu voo estava lotado e que teria que pegar outro avião para chegar ao seu destino. Contou que embora destino inicial fosse direto para Recife, a única opção dada pela TAM em razão do incidente foi um voo para São Paulo e posteriormente outro para Recife. Alegou que o funcionário do balcão lhe concedeu sem custo um upgrade para a classe executiva da aeronave, mas ao entrar no avião foi impedida de viajar na poltrona demarcada sob a alegação de que não teria pagado pelo serviço.

Asseverou que a comissária de bordo lhe tratou de maneira descortês ao requerer que se retirasse da classe executiva, pois "elevou o tom de voz para que todos os demais passageiros ouvissem". Confessou que se recusou a sair da poltrona, tendo a comissária requerido a presença do comandante da aeronave que de maneira rude ordenou "que a passageira retornasse à classe turística". Inconformada com o tratamento recebido, a passageira afirmou que informou aos funcionários da empresa aérea que realizaria uma ligação para uma repórter, momento em que o comandante teria dado um puxão em seu braço e retirado o aparelho celular de suas mãos com o emprego de força. Acrescentou que a ação violenta do comandante resultou em uma lesão em seu rosto, posteriormente constatada pelo Exame de Corpo de Delito realizado. Narrou que após o tumulto a Polícia Federal foi chamada para resolver a situação tendo o comandante obrigado a passageira a pedir desculpas à comissária de bordo e a se sentar em uma poltrona da classe comum, sob ameaça de não decolar o avião. Alegou que após quase 40 minutos de espera e em respeito aos outros passageiros, ela pediu desculpas na frente de cerca de 200 pessoas desconhecidas, com um corte no rosto, humilhada, coagida e desgastada pelo choro.

A TAM confessou a ocorrência do overbooking no voo adquirido pela passageira, mas rechaçou qualquer situação de agressão. Asseverou realidade diversa daquela afirmada, sustentando que a passageira "transparecia muito nervosismo, chegando a coçar-se a arranhar-se com as próprias unhas". Assegurou que foi a própria demandante que se alterou e agrediu a comissária de bordo, sendo que qualquer dano eventualmente causado decorreu de culpa exclusiva da consumidora. Por fim, requereu a improcedência total dos pedidos.

A juíza afirmou em sua sentença que “ restou devidamente demonstrado que a falta de lugar no avião que originariamente levaria a autora até Recife ocasionou um atraso de aproximadamente seis horas em sua programação. Não há dúvida sobre a real existência da confusão envolvendo a autora e os prepostos da TAM. Além disso, conforme já destacado, os documentos acostados aos autos trazem indícios de que a consumidora tinha razão ao exigir viajar na poltrona indicada em seu cartão de embarque (poltrona 2B - classe executiva). Por todo o exposto, seja pelo atraso causado pelo overbooking, seja pelo tratamento inadequado conferido à consumidora pelos prepostos da companhia aérea/Ré, está devidamente evidenciada a falha na prestação dos serviços prestados, sendo a reparação pelos danos eventualmente causados medida que se impõe. Assim, observando que o valor da condenação por danos morais deve ser arbitrado levando-se em conta a capacidade patrimonial das partes, a extensão do dano experimentado pela vítima e o grau de culpa da Ré para a ocorrência do evento, não podendo a condenação ensejar enriquecimento ilícito ou ser ínfima, julgo razoável a quantia de R$ 10 mil”.

Processo : 2008.01.1.091954-9

Fonte: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 05/03/2103

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terça-feira, 5 de março de 2013

OBSERVATÓRIO TURÍSTICO VAI MONITORAR TARIFAS NO RIO DE JANEIRO


Abusos nas tarifas hoteleiras estão
sobre controle no Rio

Já está em funcionamento o Observatório Turístico do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que a ferramenta auxilie no controle das tarifas hoteleiras, contribuindo para evitar os abusos nos preços nos mundiais esportivos dos próximos anos, conforme noticiou a Agência Brasil.

Durante reunião realizada na semana passada, com a presença das principais representantes do setor, teve início o estudo sobre a metodologia de acompanhamento das tarifas.

Os estabelecimentos ficam responsáveis por fornecer os valores cobrados, que serão analisados pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pelo MTur (Ministério do Turismo).

Em fevereiro deste ano, foi acordado um termo de compromisso entre representantes da hotelaria e o MTur, sobre métodos para a análise das tarifas hoteleiras praticadas no País.

De acordo com Paulo Guilherme Araújo, presidente do Embratur, a medida não será uma forma de tabular as diárias, mas sim acompanhar a evolução dos preços a fim de evitar quantias abusivas. “Não queremos que a imagem do país seja arranhada como um destino caro”, destacou à publicação.

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Alfredo Lopes, explicou que haverá uma fusão dos bancos de dados da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e da ABIH-RJ.

“Com isso, os gestores vão saber, por exemplo, quantos dias os turistas permanecem na cidade, quais são os bairros mais frequentados, a expansão da hotelaria no Estado”, detalhou.

Outra preocupação serão as medidas adotadas depois dos Jogos Olímpicos de 2016 para manter a ocupação dos leitos criados. Segundo Alfredo Lopes, no município do Rio serão 20 mil novos quartos até os jogos, um crescimento de quase 48%.

Serviço: www.turisrio.rj.gov.br

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sábado, 2 de março de 2013

DUBAI INAUGURA HOTEL MAIS ALTO DO MUNDO


JW Marriott Marquis Dubai tem 375 metros e 72 andares - Foto: Divulgação

A rede Marriott International inaugurou ontem (26) o hotel mais alto do mundo. O edifício de 335 metros fica em Dubai, nos Emirados Árabes, possui 72 andares e 1608 quartos. A construção possui duas torres e, se comparada com o Empire State, de Nova York, é apenas 26 metros menor.

Intitulado JW Marriott Marquis Dubai, este é o 59º empreendimento da marca e o primeiro fora da América do Norte.

Pensando na crescente influência da cidade como centro global de negócios, o estabelecimento foi projetado para ser o único capaz de acomodar numerosos grupos de visitantes. A intenção é que o local tenha um papel fundamental na atração de grandes eventos para Dubai. Ao todo são mais de 7,5 mil m² reservados para reuniões.

O hotel tem nove restaurantes, incluindo a casa de carnes Prime 68 e o japonês Izakaya, além de cinco bares e lounges. Os hóspedes contam com uma piscina de 30 metros, localizada no sétimo andar, e um spa de 4 mil m².

JW Marriott está presente em 23 países e faz parte do portfólio de luxo da Marriott International.  No Brasil, a cadeia hoteleira conta com cinco empreendimentos – Renaissance São Paulo Hotel, JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, São Paulo Airport Marriott Hotel, Marriott Executive Apartaments São Paulo e Hotel Spa do Vinho Caudalíe.

Serviço: www.marriott.com.br

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Rede de Hotéis Canariu’s apresenta pacotes especiais para a Semana Santa


Rede Hotéis Canariu’s em Gravatá, Cabo de Santo Agostinho e Recife
Créditos: Divulgação

por Amanda Figueirôa | AP Comunicação

Canariu’s D’Gaibu, a
40km do Recife
O complexo de hotéis está presente nas cidades de Gravatá, Cabo de Santo Agostinho e também no Recife, principais destinos turísticos de Pernambuco

Em época de se festejar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo segundo a tradição cristã, muitos fiéis buscam não só comemorar a data, mas aproveitar o feriado para relaxar e meditar. Alguns procuram o descanso em seus próprios lares, outros se refugiam nas viagens ao campo ou à praia e aproveitam o momento em hotéis mais distantes da zona urbana. A rede Hotéis Canariu’s instalou duas de suas unidades nas principais regiões mais visitadas nesse período: Gravatá e Gaibu, praia localizada no Cabo de Santo Agostinho. Pensando em fornecer bem-estar e comodidade aos turistas que passam por Pernambuco, o Canariu’s oferece pacotes de viagens especiais para a Semana Santa nestas duas unidades hoteleiras.

Canariu’s de Gravatá, PE, clima
campestre - Divulgação
Para quem deseja subir a serra e curtir o friozinho de Gravatá, num clima campestre, a rede demanda de preços que variam de R$ 1.835 a R$ 6.853. Quem prefere o calor e calmaria de uma praia atrativa, com mar de águas cristalinas, o Canariu’s D’Gaibu, a 40km da capital pernambucana, oferece pacotes de R$ 999 a R$ 4.137. Todos os valores são referentes a pacotes de três dias de hospedagem, começando na quinta-feira (28) até o domingo de Páscoa (31).

Em cada hotel, uma peculiaridade que tomam formas para atender da melhor maneira o seu público. O pacote do Canariu’s de Gravatá inclui diariamente o café da manhã, almoço e jantar (desde o jantar do dia 28 até o almoço de páscoa do dia 31). Entre os atrativos; música ao vivo, equipe de recreação para as crianças e adultos, além da área de lazer que contempla restaurantes, bar molhado, sala de jogos, piscinas, fitness, toboágua e parque infantil. Para os pais que desejam levar a criançada, o hotel disponibiliza a estadia free para duas crianças de até 12 anos (desde que esteja no mesmo apartamento dos responsáveis). Os pagamentos podem ser divididos em até 6x nos cartões de crédito.

Recreação no Canariu's D'Gaibu
Já no Canariu’s D’Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, é oferecida uma estrutura que compõem 126 apartamentos e três chalés e ainda comporta 12 salões de convenção, room service 24h, coffee shop, bar à beira da piscina, sauna, salão de jogos, lojas de artesanato. Incluso no pacote santo: café da manhã regional e jantar (refeição com opção de carne, ave, peixe, saladas e sobremesas variadas). Os visitantes também podem desfrutar da área de lazer com restaurantes, piscina, sala de jogos, campo de futebol e uma equipe de recreação. A forma de pagamento é em até 4x nos cartões de crédito. No estabelecimento, também será permitida a entrada free de duas crianças de até 10 anos de idade, sendo que estas devem estar hospedadas no mesmo quarto dos responsáveis.

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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Será inaugurado no mês de maio em Manaus a 20ª unidade da InterCity


InterCity Premium Manaus será inaugurado no dia 1° de maio
(Reprodução/BrasilturisJornal

por Brasilturis Jornal

Tudo certo, maio será o mês confirmado para a inauguração da 20ª unidade da InterCity, em Manaus (AM). O InterCity Premium Manaus será inaugurado no dia 1° de maio, oferecendo 207 apartamentos, com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, realizado pela Senso Engenharia.

Com a unidade amazonense, a rede gaúcha, fundada em 1999, estará presente nas cinco regiões do país. Atualmente, possui 15 projetos em obras em 13 cidades e sete unidades já anunciadas em mais seis cidades do país, com previsão de início das obras ainda no primeiro semestre de 2013. A meta da InterCity é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 6 mil leitos.

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Ferrovia de alta velocidade Beijing-Shanghai registra 100 milhões de viagens de passageiros


Ferrovia de alta velocidade
Beijing-Shanghai registra 100
milhões de viagens de passageiros
(Reprodução/Internet)
Por Xinhua | China Radio International

A linha ferroviária de alta velocidade ligando Beijing e Shanghai registrou mais de 100 milhões de viagens de passageiros desde início de suas operações em junho de 2012, anunciaram as autoridades ferroviárias nesta quinta-feira.

Construída com um investimento de 217,6 bilhões de yuans (US$ 34,7 bilhões), a ferrovia de 1.318 quilômetros ligando Beijing e Shanghai reduziu a duração da viagem entre as duas metrópoles para cerca de cinco horas em relação às oito horas ou mais no passado.

A China vem expandindo firmemente sua rede ferroviária pois o trem é o veículo de longa distância mais usado pelos passageiros do país.

Em dezembro do ano passado, a linha de alta velocidade ligando Beijing e Guangzhou, a mais longa no mundo, iniciou sua operação oficial, levando a rede total de ferrovias de alta velocidade em operação no país para uma extensão de 9,3 mil quilômetros.

A linha Beijing-Guangzhou é uma das quatro linhas de norte a sul que devem servir como espinhas dorsais da rede de ferrovias de alta velocidade da China. A rede também inclui quatro linhas de leste a oeste.

A prosperidade na construção de ferrovias da China sofreu um golpe em 2011 após uma colisão fatal de trens próxima à cidade de Wenzhou, leste da China. O acidente resultou em 40 mortes e 172 pessoas ficaram feridas.

O investimento e a construção das ferrovias vêm aumentando na China desde o ano passado pois o país estabeleceu uma meta de ter aproximadamente 120 mil quilômetros de linhas ferroviárias em operação até 2015, incluindo 18 mil quilômetros de linhas de alta velocidade.

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Presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela participa da BTL 2013 em Portugal


por Eliana Zani | Omnipress Comunicação Empresarial

Com o objetivo de promover Ilhabela como um dos principais destinos do litoral brasileiro, o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela (AHPI) Edilson Moreto, mais conhecido como Alemão, irá participar da BTL 2013 - Feira Internacional de Turismo de Portugal, no período de 27 de fevereiro a 3 de março. Moreto terá a oportunidade de conhecer as novidades do turismo mundial, além de divulgar roteiros de Ilhabela em um estande focado nos atrativos turísticos da cidade. Devido à grande expressão do evento, Moreto contará com a companhia do prefeito Antonio Luiz Colucci, que também é o presidente da Associação das Cidades Estância do Estado de São Paulo – composta por 67 cidades divididas entre turísticas, balneárias, climáticas e hidrominerais.

Desde a primeira edição do evento até o ano passado, a feira foi visitada por aproximadamente 1 milhão de pessoas de todo o mundo e está entre as maiores feiras de turismo da Europa.

Hoje, o Estado de São Paulo recebe um grande número de turistas Europeus, principalmente de Portugal e, segundo o prefeito Colucci, o principal objetivo é fomentar o turismo a Ilhabela com novos roteiros.

A AHPI - A Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela está comemorando 12 anos de atividades em 2013 e tem co-mo principais características integrar seus associados, zelando pelos seus direitos, interesses e desenvolvimento das atividades que envolvam a hotelaria local, estimulando, incrementando e promovendo atividades profissionais dos associados fomentando o turismo sustentável e a excelência em serviços e produtos. Hoje a Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela conta com 28 associados.

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Feriado de Páscoa é uma excelente oportunidade para dias de descanso e romantismo na Pousada Ilha Splendor em Ilhabela


Pousada Ilha Splendor, Ilhabela (SP) - Créditos: Divulgação

por Eliana Zani | Omnipress Comunicação Empresarial

Após o carnaval, o ano finalmente começou. E, com ele, a rotina de trabalho duro e dia-a-dia agitado. Para quebrar esta correria, nada como um feriado para aproveitar dias de sol, mar e romantismo na Pousada Ilha Splendor em Ilhabela, e a Páscoa é a próxima data a proporcionar esta oportunidade aos apaixonados de plantão.

Quando: De 28/03 a 31/03/2013 – com check-in a partir das 14h00 na quinta-feira e check-out no Domingo até as 12h00.

Quanto: Pacotes para o casal: Suítes Superluxo Água (hidromassagem) ou Fogo (lareira) R$ 1.560, Suítes Luxo Metal, Terra ou Ar R$ 1.320 e Suítes Standard Primavera ou Íris R$ 1.140.

Condições: Valores para o casal, com reserva e incluem: café da manhã, estacionamento,  wi-fi, sauna seca e serviço de deck-bar a beira da piscina, além de limpeza / arrumação das suítes. Não cobra taxa de serviço

O pagamento poderá ser efetuado por depósito bancário ou em 3 (três) sem juros, nos cartões de créditos (Visa, Mastercard, Diners ou Amex). Não aceita cheques.

Pousada Ilha Splendor - Um lugar romântico em meio à natureza, com o cheirinho inigualável da mata! Assim é a Ilha Splendor, a segunda pousada de Ilhabela classificada pelos hóspedes no ranking do Trip Advisor e uma das melhores classificadas pelo Guia Quatro Rodas.

Localizada em um espaço peculiar, a 2 km da faixa litorânea e às margens do Rio da Toca, a Pousada Ilha Splendor beneficia àqueles que trocam a agitação da cidade pelas belas cachoeiras, figurando como o local ideal para casais apaixonados, que buscam passar momentos únicos em um ambiente mais do que especial. Na Ilha Splendor você é recepcionado com muita atenção, cordialidade e personalização, o que proporciona ao hóspede toda a estrutura e atendimento que ele necessita.

O grande diferencial da Ilha Splendor, é que ao fundo da pousada, corre uma pequena queda de águas cristalinas e tranquilas, que envolve os turistas e visitantes do local. Nesse mesmo espaço, há uma piscina natural com o deck, escolhido pela maioria dos hóspedes para passar bons momentos apreciando a natureza do local. O deck-bar junto à piscina conta com variado cardápio de aperitivos e drinks.

Serviço
Av. Cel. José Vicente Faria Lima, 2107. - Reino – Ilhabela/SP - www.ilhasplendor.com.br
Reservas e informações: (12) 3896-3346 ou 3896-2739 – splendor@ilhasplendor.com.br

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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como Montar e Gerir uma Pousada – 99ª Turma



por Roberto Miranda Educação Corporativa

Data: 16 e 17 de março de 2013 (sábado e domingo)
Horário: 09 às 18 horas - Local - L'hotel - SP
Vivência Prática: 23 e 24 de março de 2013 (Cambury – Litoral Norte SP)
Local - Pousada Villa Camboa
Horário: sábado das 09 as 18 horas e domingo das 9 as 13hs.
Carga Horária Presencial: 28h/aulas

Não deixe para a última hora!

O curso Como Montar e Gerir uma Pousada é o curso de maior sucesso dos últimos anos.
Montar uma pousada é o sonho de dez entre cada dez brasileiros! Um negócio que une o útil ao agradável que atende a uma demanda crescente do mercado turístico no Brasil.
Mas, também, uma jornada de muitas armadilhas que podem transformar seu sonho em pesadelo!
Se você sonha em ter uma pousada ou se já tem uma e quer desmontar as armadilhas de seu projeto e transformá-lo em um sucesso, venha fazer este curso.
Frequentado por mais de 2.500 participantes, incluindo proprietários de mais uma centena de Pousadas de sucesso!

Conteúdo
  • Uma visão aprofundada do negócio - quanto custa, quanto rende, qual o trabalho envolvido;
  • Identificação das melhores oportunidades de localização;
  • Como criar uma Personalidade única para a Pousada;
  • Construir ou readaptar, decorar, equipar e legalizar;
  • Planejamento dos investimentos e gerenciamento do lucro;
  • Como promover, vender, atender e encantar os hóspedes;
  • Como montar uma estrutura enxuta e eficiente;
  • Administração de todos os serviços internos, inclusive alimentos e bebidas;
  • Como treinar, motivar e liderar a equipe de funcionários.
Logitravel.com.br - Hotéis
Apresentação das linhas de crédito especiais para alunos Roberto Miranda
O curso é ministrado por Roberto de Ávila Miranda e/ou outros professores do corpo docente Roberto Miranda Educação Corporativa,  especializados em hotelaria e serviços.

Roberto Miranda é empresário, consultor, escritor, bacharel em turismo, criador do curso Como Montar e Gerir uma Pousada® , do MBA - Gestão em Hotelaria de Luxo® com extensão internacional em Paris e Reitor da Escola de Pós-Graduação que leva seu nome em São Paulo. Auxiliou mais de uma centena de pousadas, hotéis e resort a obterem sucesso em suas operações.

Esse curso inclui a vivência prática de um final de semana dentro de uma pousada no Litoral Norte de São Paulo.

Transporte e hospedagem não inclusos.

Valor e forma de pagamento:

Até 16 de Fevereiro 2013 (condição especial Early Birds)
O valor do curso com a vivência prática é de R$ 1.770,00 à vista ou três parcelas de R$ 649,00.

Após esta data
O valor do curso com a vivência prática é de R$ 2.160,00 à vista ou três parcelas de R$ 790,00.

Nesse valor está incluso:
  • CDROOM contendo:
  • Apresentação do curso em Power-Point com 83 imagens animadas e narração em trilha sonora.
  • Apresentação completa de arquitetura em flash, com dezenas de imagens e fotos de Pousadas em todo o mundo
  • Apresentação do módulo de decoração em Power-Point com 37 quadros
  • Apresentação do módulo de divulgação via Internet
  • 14 planilhas do EXCEL para análise e gestão financeira
Caderno de anotações com 132 páginas

Caderno de leituras de apoio

Telefone: (11) 5082.1128 PABX

Pacotes especiais para empresas (acima de 05 participantes).

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Viagens corporativas aumentam em 2012 e setor registra receita de R$ 32 bi


Viagens corporativas Corporativas aumentaram
Créditos: Divulgação
por Yahoo Finanças

Em 2012, mais pessoas viajaram a trabalho. As receitas com viagens corporativas cresceram 12,88% em 2012, alcançando R$ 32,31 bilhões, ante os R$ 28,62 bilhões de 2011.

Os dados fazem parte do IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas) divulgados nesta semana pela ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), co-realizado pelo SENAC-SP e com apoio da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).

Já levando em consideração as receitas dos demais segmentos, como hospedagem, locação de automóveis e alimentação, esse mercado chegou a R$ 61,07 bilhões no ano passado.

“Os números confirmam o aumento da participação deste segmento no mercado global de viagens, sendo hoje responsável pela maior parcela das receitas”, ressaltou a presidente da ALAGEV, Viviânne Martins. “É inquestionável o impacto das viagens corporativas na economia do Brasil e na geração de empregos e renda”.

Resultados

O IEVC analisa os gastos com aéreo, hospedagem, locação de automóveis, alimentação, agenciamento e tecnologia. No ranking das receitas, o aéreo lidera com 45,59%, seguido por hospedagem, 34,98%, locação de carros, 7,17%, alimentação, 5,19%, agenciamento, 4,82%, e tecnologia, com 2,25%.

Nos últimos sete anos, os gastos com viagens corporativas cresceram 80,17%. “O momento atual é de forte expectativa quanto à manutenção e ampliação do setor de viagens corporativas. Projeta-se que em 2013 o crescimento se mantenha acima dos 10%”, destaca o professor doutor que coordena o IEVC, Hildemar Brasil.

Empregos

O setor de viagens corporativas registrou 699.839 empregos em 2012, o que corresponde à abertura de 23.133 novos postos de trabalho em relação a 2011. Do total, foram 332.987 empregos diretos e 366.852 indiretos.

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Brasileiros aumentam sua presença em viagens ao Peru

Turistas brasileiros intensificam viagens ao Peru
(Reprodução/Internet)
Em números divulgados na última semana pela Digemin (Direção Geral de Migração e Naturalização do Peru) foi verificado aumento de turistas brasileiros que escolhem o país como destino. Os resultados fazem parte do relatório sobre o número de turistas internacionais que visitaram a região durante 2012.

O total de viajantes internacionais recebidos pelo país durante o período foi 2,8 milhões de pessoas. O aumento da presença de turistas brasileiros foi de 7%. A América do Sul é responsável por 56% dos turistas internacionais no Peru. No quadro geral, o número de turistas sul-americanos teve aumento de 11%.

Os dados foram obtidos a partir da contagem e do processamento dos dados mencionados nos cartões de migração (Tarjetas Andinas de Migraciones – TAM), registrados em 40 escritórios de controle migratório a cargo da Digemin.

Serviço: www.digemin.gob.pe

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