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quarta-feira, 10 de abril de 2013

A arte da gorjeta em viagens de turismo

Reprodução/Internet
por Andrés Bruzzone Comunicação

A gorjeta é um assunto delicado e que varia de país para país. Garçons, carregadores de bagagens, serviço de limpeza, cada função exige um comportamento diferente. Confira algumas dicas, selecionadas pelo site Budget Travel, para não cometer erros e acabar dando gorjetas a mais ou a menos.

Staff de cruzeiro - Antigamente, linhas de cruzeiros forneciam um envelope com sugestões sobre quanto dar de gorjeta para os membros do staff durante a viagem. Hoje, a norma nas principais empresas é de adicionar automaticamente à conta, especialmente nos Estados Unidos e no Caribe. Portanto, verifique antes de embarcar, para não se surpreender na hora da conta, e não acabar dando gorjeta em dobro.

Garçons - No Brasil, o serviço de 10% vem incluído na conta, mas fica à discrição do cliente. Ao redor do mundo, o critério varia: nos Estados Unidos, é costume deixar de 15 a 20%, e a gorjeta é muito importante, pois dela depende a maior parte do salário dos garçons. Na Europa, é habitual deixar alguns euros extras, por exemplo, arredondando uma conta de 42 euros e deixando o resto como gorjeta se o serviço agradar. Em países como a Dinamarca e a Nova Zelândia, os garçons não esperam nenhum tipo de gorjeta.

Carregador de malas do hotel - Em hotéis nos quais diferentes funcionários ajudam na sua chegada, abrindo portas e carregando malas, a decisão de dar  gorjeta pode ser complicada. O melhor a se fazer é esperar até a chegada ao quarto e, lá, dependendo de sua vontade, dar (ou não) uma gorjeta ao carregador.

China e Japão - Na China e no Japão, dar gorjeta não só não é um hábito, mas é também considerado como uma ofensa. Evite passar por uma saia-justa e não dê gorjetas em restaurantes ou hotéis. Uma exceção pode ser feita no caso de guias turísticos, se houver muita afinidade. Se fizer questão entregue o dinheiro num envelope ao retorno ao hotel após um tour.

Motoristas de vans - Em transportes de cortesia, que levam os clientes do aeroporto até o estacionamento de uma locadora de carros ou similares, dar uma gorjeta ao motorista é uma boa opção, principalmente quando este ajuda a carregar e descarregar suas malas.

Serviço de limpeza de hotéis - É raro que alguém pense em deixar gorjeta para o serviço de limpeza do hotel. Mas este serviço é um dos que mais merece esse dinheiro extra, portanto, deixar alguns reais diariamente é um gesto bacana e pode garantir um cuidado ainda melhor na hora de deixar seu quarto arrumado. Para evitar mal-entendidos, deixe sobre o travesseiro um envelope com o dinheiro, indicando claramente seu destino.

Concierge - Não é necessário dar gorjeta ao concierge do hotel apenas por uma recomendação de restaurante ou um mapa da cidade. Mas se um verdadeiro esforço tiver sido feito, seja para arranjar um lugar de última hora num restaurante badalado ou conseguir ingressos disputados para um espetáculo, vale a pena deslizar um envelope de agradecimento com uma gorjeta.

Guias Turísticos - Gorjetas para os guias são raramente incluídas nos preços de tours e passeios turísticos, e são sempre bem-vindas, pouco importa o lugar do mundo. O valor fica a critério dos turistas, dependendo da duração do tour, do esforço do guia e da qualidade das informações.

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terça-feira, 9 de abril de 2013

MSC Cruzeiros anuncia promoção com opções especiais para casais

Créditos: Divulgação
por Pedro Menezes | Mercados e Eventos

A MSC Cruzeiros apresentou nesta terça-feira (09/04) pacotes de viagens com opções especiais para noivos que irão comemorar seus votos. Serviços e pacotes foram elaborados exclusivamente para o perfil dos viajantes. Ao escolherem o pacote e roteiro desejados, os hóspedes poderão consultar mais detalhes dos serviços prestados pela agência, bem como as condições de pagamento.

Mais informações acesse: www.msccruzeiros.com.br

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Festa do Divino é declarada Patrimônio Cultural Brasileiro


Festa do Divino de Paraty - Créditos: Divulgação

A Festa do Divino de Paraty é uma manifestação cultural e religiosa de origem portuguesa, que acaba de ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As informações são da Agência Brasil.

A comemoração acontece todos os anos no Dia de Pentecostes, sempre 50 dias após a Páscoa. De acordo com o Iphan, o registro de bens imateriais tem características diferentes do tombamento, e serve para fazer com as manifestações tradicionais continuem existindo ao longo do tempo.

A expectativa dos integrantes do instituto e dos moradores da região é que o reconhecimento propicie maior visibilidade à celebração, que este ano acontece entre os dias 10 e 19 de maio.

Serviço: www.iphan.gov.br

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Site francês orienta turista evitar transporte público no Brasil


Embaixada francesa orienta evitar as Vans

Devido ao aumento do número de casos de violência com turistas dentro do meio de transportes públicos, a Embaixada da França resolveu divulgar um anúncio aos franceses alertando-os aos que pretendem visitar o Brasil. Na nota, o governo francês orienta os cidadãos não utilizar o transporte público à noite, em especial as vans, recomendando o uso de táxi para o deslocamento na cidade.

Fonte: O Globo-França
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Meliá abre novo resort 5 estrelas em Cuba


Cuba, Península de Hicacos

A espanhola Meliá Hotels International deve inaugurar até o meio deste ano o novo resort da rede, localizado em Cuba, na Península de Hicacos. O empreendimento possui hotel 5 estrelas, com 423 quartos, e será chamado de Meliá Marina Varadero, segundo informações do portal Hosteltur.

A instalação tem mais de 15 espaços de jantar, quatro piscinas, clube infantil, acesso direto para a praia e vista da Marina Gaivota. Há também centro de mergulho, espaço para casamentos e centros de reunião.

Meliá Varadero Marina será o vigésimo estabelecimento gerenciado pela cadeia hoteleira em Cuba.

Brasil - Atualmente, a rede espanhola conta com 17 estabelecimentos no país, incluindo o Tryp Itaboraí, localizado no Estado do Rio de Janeiro e o Tryp Belo Horizonte, na capital mineira.

Serviço: www.melia.com
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"China sorridente" inicia a ampliação do serviço


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por Redação PRNewswire

Em 31 de março deste ano, a Air China aumentou seu serviço entre Pequim e Nova York de 7 para 11 vezes por semana, operando a rota com o B777-300ER

A aeronave "China sorridente" da Air China, que ostenta a aparência de rostos sorridentes, aterrissou no Kennedy International Airport de Nova York às 10h40m do dia 31 de março de 2013. O B-2035, uma das aeronaves da frota B777-300ER da Air China, é o início de um esforço para ampliar as operações Pequim-Nova York.

Participaram da cerimônia o Cônsul Geral da República Popular da China em Nova York, Sr. Sun Guoxiang, o gerente geral da Air China América do Norte, Sr. Chi Zhihang, o diretor do Escritório Nacional de Turismo da China em Nova York, Sr. Xue Yaping, e o vice-gerente geral do JFK International Airport, a autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey, Sr. Jeff Pearse, bem como os passageiros do voo inaugural.

A rota Pequim-Nova York da Air China – a mais importante e concorrida entre a China e os Estados Unidos – aumentou de sete para 11 vezes por semana a partir de 31 de março. Os voos recém-acrescentados são CA989/990. O avião utilizado na rota passou a ser o B777-300ER, popular entre viajantes de negócios.

Em 2012, a China foi o segundo maior mercado de origem de tráfego de turistas do mundo, e os Estados Unidos foram o destino mais popular entre os viajantes chineses. A nova política de Pequim também permite que os passageiros de 45 países, inclusive dos Estados Unidos, permaneçam em Pequim por 72 horas durante conexões de voos sem a necessidade de visto. Após uma pesquisa de mercado profunda, e com base na sua grande compreensão das necessidades dos viajantes de negócios, a Air China acrescentou mais quatro voos semanais Pequim-Nova York na segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e domingo.

Eficiente e confiável, o B777-300ER é o avião para trajetos longos preferido da Air China. Ele conta com o melhor interior de cabine da história da Air China, que proporciona uma experiência de viagem relaxante e sem estresse. A primeira classe e a classe executiva contam com assentos que viram camas e tomadas elétricas pessoais, e o sistema AVOD está disponível em todas as classes de serviços para o entretenimento dos passageiros.

Atualmente, a Air China opera quatro rotas para a América do Norte, que partem de Pequim para Nova York , Los Angeles, San Francisco e Vancouver. Para consolidar ainda mais sua presença na América do Norte, a Air China também planeja iniciar voos diretos Pequim-Houston no dia 11 de julho de 2013, o primeiro serviço a ligar Pequim com a região sul dos Estados Unidos.

Fonte: Air China
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Sociedade pode opinar sobre regras para o transporte de bagagem em viagens aéreas


(Imagem: Reprodução/Internet)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebe, até o dia 30 de abril, contribuições da sociedade para a proposta de alteração das Condições Gerais de Transportes Aplicáveis ao Transporte Aéreo Doméstico e Internacional de Bagagem. As contribuições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no endereço http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciaspublicas.asp.

Além das sugestões por meio eletrônico, será realizada uma audiência pública no dia 22 de abril, na sede da Anac, em Brasília. Os interessados em participar a audiência presencial poderão se inscrever até as 18h do dia 19 de abril, por meio do endereço eletrônico audienciapublica.bagagem@anac.gov.br, informando a empresa ou entidade que representa.

Uma das mudanças propostas pela Anac diz respeito aos prazos que a empresa aérea tem para localizar bagagens extraviadas e, caso não encontre, indeniza

Bagagem extraviada

Foi criada ainda uma ajuda de custo para os passageiros com bagagem extraviada que estejam fora de seu domicílio, para que possa cobrir despesas emergenciais como compra de roupas ou medicamentos de uso contínuo. Pela proposta, a ajuda de custo é de no mínimo 100 DES (Direitos Especiais de Saque), o equivalente a R$ 300,00. O DES é um indicador utilizado no transporte aéreo internacional, cuja cotação pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil.

A proposta prevê ainda que a empresa aérea deverá permitir que franquia mínima de 5 quilos por passageiro para a bagagem de mão, devendo informar, de forma clara, no contrato de transporte, os limites de peso, dimensão e número de volumes aceitos, não podendo cobrar por esse tipo de transporte. Hoje, não é permitida bagagem de mão com mais de 5 quilos.

Para a bagagem despachada, as franquias foram ampliadas e padronizadas. Nos voos internacionais, o passageiro terá direito ao transporte de dois volumes de 32 quilos. Já nos voos domésticos, a franquia de bagagem vai depender do tamanho da aeronave: de 23 quilos para aviões com mais de 30 assentos, de 18 quilos para os de 21 a 30 lugares e de 10 quilos para os com até 20 assentos.

Nos voos para as Américas do Sul e Central houve um aumento da franquia de 20 quilos para 23 quilos. Além disso, a companhia aérea poderá oferecer aos passageiros tarifas com franquia de bagagem reduzida nos voos internacionais (exceto para Américas do Sul e Central, cuja franquia aumenta de 20 quilos para 23 quilos), oferecendo ao passageiro opções para adequar a compra às suas necessidades.

Monitoramento

A agência pretende estabelecer um monitoramento trimestral dos eventos e reclamações relacionados ao extravio, perda, avaria e violação de bagagens, com base nas informações prestadas pelos transportadores e nas manifestações e queixas de passageiros.

A partir do acompanhamento dessas informações, serão desenvolvidos indicadores de qualidade de serviço de desempenho do transporte de bagagens.

Após aprovação do texto final, as novas regras entrarão em vigor depois de 90 dias. As sanções previstas pelo descumprimento do disposto na resolução podem variar de R$ 20 mil a R$ 300 mil.

Fonte: Portal Planalto
r o cliente. O prazo hoje é de 30 dias para localizar a bagagem ou considerá-la perdida e de mais 30 dias para indenizar o passageiro de voos domésticos. Com a proposta, os prazos são reduzidos para 7 e 14 dias, respectivamente.
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sábado, 6 de abril de 2013

Rio de Janeiro lidera preferência dos viajantes internacionais no Brasil


Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil

por Pedro Menezes (Mercados e Eventos)

Cidade participante da Copa do Mundo 2014 e sede das Olimpíadas 2016, o Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar no ranking que elege as cidades brasileiras mais visitadas por turistas internacionais. A pesquisa, efetuada em 2012 pela Hoteis.com, traz a Cidade Maravilhosa no topo e logo em seguida a cidade de São Paulo, grande polo econômico brasileiro.

Outras cidades, como Foz do Iguaçu e Salvador, também completam o topo do ranking. Um dos maiores crescimentos na procura dos turistas foi Brasília – subiu da oitava para quinta posição. Florianópolis(SC) também apresentou um aumento significativo na demanda, subindo quatro posições no ranking dos destinos. Atualmente em sexto lugar.

O vice-presidente da Hoteis.com na América Latina, Javier Escobedo, destacou a importância da Copa do Mundo e das Olimpíadas para o aumento do Turismo nessas regiões, assim como destinos atrativos para lazer ou negócios: “O Brasil tem muito a oferecer para turistas de todo o mundo. São muitas as opções para os viajantes que visitam o país, seja a passeio ou para negócios. Os destinos com belezas naturais são atrações altamente procuradas, assim como o turismo histórico e cultural. Junto a esta demanda existente, o Brasil vive agora um momento único na sua história com todas as oportunidades geradas por ser país-sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, fator que exige melhorias e ampliação de toda a infraestrutura exigente e do nível dos serviços prestados. Veremos nos próximos anos mudanças profundas que irão alterar todo o setor de turismo brasileiro."

Além de Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Salvador, Brasília e Florianópolis, completam a lista das cidades mais visitadas: Búzios(RJ), Manaus, Fortaleza e Porto Alegre.

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Companhia aérea Azul aumenta o número de voos no Nordeste


Companhia aérea Azul - Créditos: Divulgação
por Pedro Menezes (Mercado e Eventos)

A Anac cedeu autorização à Azul para operar novos voos entre algumas cidades do Nordeste, a partir do dia 15 de abril. A companhia aérea recebeu sinal verde na sexta-feira (05/04) e já poderá começar as novas operações na região, com o objetivo de interligar Salvador, Maceió, João Pessoa e Fortaleza. Ainda em Salvador e Fortaleza será possível fazer conexões com algumas capitais do Brasil. Entre elas, São Paulo, Natal e Recife.

“Estamos ampliando nossa atuação no Nordeste para atender ainda melhor os clientes que utilizam as rotas interestaduais pelas cidades nordestinas.” destacou Marcelo Bento, diretor de Planejamento da Azul.

AZUL: PASSAGENS A PARTIR DE R$ 59,90
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MSC Cruzeiros terá roteiros no Caribe o ano todo


MSC Cruzeiros - Créditos: Divulgação
por Lisia Minelli (Mercado e Eventos)

​Pela primeira vez, a MSC Cruzeiros terá cruzeiros durante todo o ano no mercado norte-americano. A partir de novembro, o MSC Divina realizará itinerários pelas ilhas do Caribe, com saídas programadas no porto de Miami. A evolução da MSC Cruzeiros e a crescente demanda, apontada por agentes de viagens e consumidores, estão entre os fatores que levaram a armadora italiana a reforçar sua presença no Caribe e continente americano.

“Os agentes e consumidores têm respondido de forma extremamente positiva à chegada do MSC Divina ao mercado norte-americano”, aponta Richard E. Sasso, Presidente & CEO da MSC Cruzeiros Estados Unidos. “Estamos atentos para essa demanda e contentes em anunciar que a franca expansão da MSC Cruzeiros nos permite oferecer um roteiro fixo na região”.

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Conhecendo culturas milenares e história do Japão a bordo de cruzeiros


Porto de Yokohama, Japão - Reprodução: Internet
Japão é possuidor de uma rica cultura, costumes e de espetacular capacidade do seu povo de recuperação diante das adversidades. O local é recheado de  de atrações devido a uma mistura da tradição com a modernidade. Quem quiser conhecer as maravilhas desse país, consulte as companhias que atuam no Brasil como a Royal Caribbean International e a Costa Cruzeiros que oferecem viagens para lá.

O que é importante conhecer


- O porto de Yokohama, cidade da região metropolitana de Tóquio, e o principal ponto de passagens e saídas de cruzeiros do país;

- Palácio Imperial do Japão;

- Visita ao Templo Sensoji, do século VII, o mais antigo templo budista de Tóquio;

- Ver de perto o esporte mais popular do país: o sumô;

- A gastronomia é destaque em Tóquio, com mais de 800 restaurantes disponíveis para turistas;

- Visita a cidade de Nagasaki (devastada durante a 2ª Guerra Mundial, ao ser atingida pela bomba atômica, assim como Yoroshima), uma das cidades mais cosmopolitas do país, recheado de história para contar;

- Outro lugar carregado de histórica é a província de Okinawa, na parada no porto de, Naha. Nela o Castelo Shuri é um local indispensável de ser conhecido, seja pela história ou pela beleza.

- Para os que querem relaxar, um porto que irá agradar é o de Beppu, onde fica o Beppu-osen Spa, o maior resort spa do Japão. Nele oito áreas diferentes com fontes termais estão disponíveis para total relaxamento.

- Fukuoka é outra cidade interessante, onde uma casa de 150 anos repleta de objetos autênticos poderá ser explorada. Fukuoka também possui o maior complexo de cinema do Japão.

Fonte: Terra Turismo


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Conheça as viagens mais “éticas” para 2013


Barbados - Créditos: Divulgação
Letônia - Créditos: Divulgação
A indústria de turismo tem um impacto na economia local de uma cidade e países. O dinheiro empregado pelos turistas durante as viagens terá um uso mais tarde, dependo dos administradores, bem ou mal. O site especializado em viagens Fox News Travel publicou uma lista com os países mais "éticos" para se fazer viagem, o dinheiro gasto nestes lugares irá ter bom uso em diferentes setores, desde a proteção do meio ambiente até a educação da população. Veja abaixo:

BARBADOS - Localizada no limite entre o mar do Caribe e o Atlântico, a ilha de Barbados tem belíssimas praias de areia branca em meio a uma rica natureza preservada. Mas, além de ser um paraíso tropical, a ilha se destaca por suas altas taxas de alfabetização e sua ótima educação pública.

CABO VERDE - O país é uma antiga colônia portuguesa. Cabo Verde é formado por 10 ilhas no Atlântico, a 700 km do litoral do Senegal. É conhecido como exemplo de desenvolvimento sustentável e inovação em energias renováveis, o país é um modelo para a África em assuntos de politica e liberdades civis.

COSTA RICA - Possuidora de uma biodiversidade única no mundo, com florestas tropicais e  lindas praias no Atlântico e no Pacífico, a Costa Rica se destaca entre os países da América Central por suas baixas taxas de criminalidade e seus ótimos serviços sociais. Como se não bastasse, os habitantes da Costa Rica já foram apontados por uma pesquisa como os mais felizes do planeta.

GANA - País da África do oeste, Gana tem reservas naturais para avistar animais selvagens, um litoral com belas praias e uma capital vibrante na cidade de Acra. Gana é uma boa porta de entrada para o continente e se empenha em implementar políticas de proteção ao meio ambiente, reduzindo a degradação da natureza.

LETÔNIA - Pequeno território dos países bálticos, a Letônia vem se destacando como destino turístico na Europa, encantando os turistas com suas atrações, começando por sua charmosa capital Riga, que parece saída de um conto de fadas. O país do norte da Europa é um exemplo de igualdade social e de gênero.

LITUÂNIA - Vizinha da Letônia, a Lituânia é um pequeno território à beira do mar Báltico. O país tem uma linda natureza preservada e uma arquitetura encantadora, tanto em seus castelos e igrejas espalhados pelo país, quanto na capital, Vilnius. Entre os países europeus, a Lituânia se destaca por sua dedicação à proteção ambiental e sua boa previdência social.

MAURÍCIA - Pequeno país insular do Oceano Índico, vizinho de países como Madagascar e as Seychelles, a Maurícia  tem cenários paradisíacos com  ilhas vulcânicas e uma exuberância natural. Com mais de 90% de seu território composto pela ilha Maurícia, o país impressiona o mundo não só por suas belezas naturais, mas também por seus programas de desenvolvimento humano sustentável e a implementação de uma economia ecológica.

PALAU - Verdadeiro paraíso terrestre a República de Palau está composta por mais de 250 ilhas, ilhotas e atóis no oeste da Oceania. O país tem uma natureza intocada e preservada, e se destaca na região por seu cuidado com a ecologia e seu desenvolvimento sustentável. 

SAMOA - Estado independente da Polinésia, a Samoa Ocidental  é formada por duas ilhas principais, Savai’i e Upolu, e oferece aos seus visitantes belas paisagens naturais e uma rica cultura local. O pequeno país é um dos melhores do mundo no que diz respeito à coesão social e à proteção do meio ambiente.

URUGUAI - Com um pequeno território, o Uruguai encanta os turistas com suas belas praias e suas estâncias rurais. Modelo na região, o país tem baixas taxas de corrupção, uma economia estável e uma crescente proteção dos direitos individuais.

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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Portugal fica em 7º lugar entre os países que melhor acolhem os turistas

Portugal fica em 7º lugar na hospitalidade
por Publico.pt

A hospitalidade e a simpatia dos portugueses é destacada num indicador que mede quais os países que melhor acolhem os seus turistas, no âmbito de um estudo feito pelo Fórum Economia Mundial para avaliar a competitividade dos diferentes países em viagens e turismo.

Numa lista de 140 países, Portugal aparece em 7.º lugar (com uma cotação de 6,65 num máximo de 7 valores) entre os que melhor acolhem os visitantes, surgindo logo atrás de países como a Macedónia (4.º), a Áustria (5.º) e o Senegal (6.º). Os islandeses são aqueles que têm uma melhor atitude perante os visitantes estrangeiros, seguidos dos neozelandeses e dos marroquinos, indica o estudo agora divulgado.

No extremo oposto da tabela, entre os países menos afáveis para os turistas estão a Letónia, o Kuwait, a Rússia, a Venezuela e, por último, com a pior posição, a Bolívia.

Relativamente a infra-estruturas turísticas, Portugal encontra-se entre os 20 melhores. Os recursos culturais valem ao país um 13.º lugar e um 20º se se falar de interesses culturais inscritos como Património Mundial. Já o património natural português fica-se pela 45.ª posição.

O relatório Competitividade em Viagens e Turismo, do Fórum Económico Mundial, avaliou diversas variáveis, que incluem factores económicos, legais, ambientais, culturais, condições de infra-estruturas e do mercado de trabalho ligado ao turismo.

Todos somados, os diversos indicadores que contribuem para o ranking deixam Portugal no 20.º lugar. O país é um dos que têm melhor desempenho relativamente ao número de contratos ambientais assinados e ao acesso a infra-estruturas sanitárias adequadas. Também a qualidade das estradas portuguesas é destacada, assim como o número de médicos por cada mil habitantes e o número de dias necessários para começar um negócio.

Os piores indicadores portugueses são a competitividade dos preços de viagens e turismo, os custos dos combustíveis, as práticas de contratação e despedimentos e ainda a extensão e impacto que os impostos têm sobre os incentivos ao trabalho e investimentos.

Só em Janeiro deste ano, a hotelaria nacional registou cerca de 1,6 milhões de dormidas, das quais um milhão foram de turistas estrangeiros.

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10 lugares espetaculares para quem tem dinheiro sobrando


Austrália Sydney Opera House
Polinesia Francesa, Bora Bora
Taiti, Polinésia Francesa
O que vamos mostrar é um mundo perfeito, sem limites na hora de gastar, muitos passariam sua vida viajando e conhecendo o mundo, somente com diárias de um desses lugares. Veja nesta pesquisa, realizada pelo site de viagens Fox News Travel, os melhores destinos que são escolhidos pelos turistas em que o dinheiro não é um problema.

Austrália
Desde a vibrante cidade de Sydney até a Grande Barreira de Coral, passando pelo imenso e árido deserto do Outback, a Austrália é um destino atrativo e divertido. Mas para realizar o sonho de conhecer o país dos cangurus, o caminho é longo e o preço, salgado: uma passagem ida e volta em classe econômica entre São Paulo e Sydney raramente sai por menos de R$ 2.500. 

Bora Bora, Polinésia Francesa
Ilha remota e paradisíaca do Pacífico Sul, Bora Bora é considerada um dos destinos mais românticos do planeta, com um cenário de águas cristalinas e praias de areia fina decoradas com belos coqueiros. Os resorts da ilha da Polinésia Francesa estão à altura, com hospedagens de luxo que colaboram para deixar as viagens ainda mais perfeitas, como o Four Seasons, com diárias de até R$ 10 mil.

Cruzeiro de Volta ao Mundo
Dar a volta no mundo é um sonho para muitos, mas acessível para poucos, principalmente quando a viagem é feita a bordo de um cruzeiro de luxo. Em 2014, a companhia Cunard oferecerá três viagens desse tipo, parando em 78 destinos dos cinco continentes ao longo de seis meses. O preço para embarcar é tão impressionante quanto o roteiro, podendo chegar a R$ 120 mil por pessoa.

Taiti, Polinésia Francesa

Maior e mais agitada das 118 ilhas que formam a Polinésia Francesa, o Taiti tem paisagens paradisíacas com um lindo litoral. A ilha tem resorts como  o Le Meridien Taiti com diárias a partir de R$ 1.700 em bangalôs sobre a água, inspirados em casas de nativos polinésios.
Resorts oferecem luxo e belas paisagens no Taiti Foto: Tahiti tourism Resorts oferecem luxo e belas paisagens no Taiti Foto: Tahiti tourism

Itália
Tanto em sua capital, Roma, uma das cidades mais mágicas do planeta, quanto em seu grande litoral e em regiões como a Toscana, a Itália tem um encanto que não escapa aos turistas vindos do mundo inteiro. E, num país que respira glamour e luxo, nada como passar férias numa vila da Costa Amalfitana, pagando até R$ 60 mil por semana.

Cruzeiro pelos rios europeus
A Europa tem belos rios como o Sena, o Danúbio e o Reno, que permitem conhecer paisagens rurais, monumentos e importantes famosas cidades como Paris, Budapeste ou Viena. Pelas águas destes rios navegam barcos de diferentes tipos, alguns deles fazendo cruzeiros de luxo como os da linha French Fusion, que oferece um roteiro fabuloso de 27 dias entre Amsterdã, na Holanda, e Istambul, na Turquia, por cerca de R$ 28 mil por pessoa.

África do Sul
A África do Sul é um país onde os turistas podem curtir a cultura africana, a natureza, um incrível litoral e diversão noturna em centros urbanos como Cidade do Cabo. Dentro de uma das principais atrações do país, o Parque Nacional Kruger, o Ulsaba Lodge tem ótimas instalações para descansar após um dia avistando os animais selvagens. Diárias a partir de R$ 12 mil.

Emirados Árabes Unidos
Com cidades como Dubai e Abu Dhabi, os Emirados Árabes Unidos se firmaram nas últimas décadas como um dos principais destinos de turismo de luxo do planeta, especializando-se em hotéis opulentos, shoppings voltados para grifes exclusivas e atividades variadas como esqui indoor. Considerado como o hotel mais luxuoso do mundo, o Burj Al Arab de Dubai tem diárias a partir de R$ 3 mil.

Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Sardenha, Ibiza, Saint-Tropez e Barcelona: o litoral do Mediterrâneo é um verdadeiro paraíso a ser descoberto durante os dias ensolarados do verão europeu. Praias de águas tranquilas, vilas de luxo, restaurantes de alta gastronômicos e hotéis elegantes podem ser encontrados nas praias do Mediterrâneo. Porém, o melhor jeito de conhecer as belezas da região é alugando um iate particular pela bagatela de R$ 1,5 milhões por semana.

Fiji
Entre as mais de 300 ilhas que formam o arquipélago de Fiji encontram-se incontáveis pontos maravilhosos com paisagens e praias paradisíacas em meio a uma natureza preservada. Para aproveitar as belezas de Fiji em grande estilo, nada como alugar uma ilha particular como a ilha de Laucala por “apenas” R$ 300 mil por dia.

por Terra Vida e Estilo
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Cobranças extras são ampliadas por companhias aéreas


Assentos mais espaçosos, comida e até taxa de emissão de bilhete comprado por telefone estão entre elas

Algumas tarifas ferem o Código de Defesa do Consumidor, diz Idec


Diante de prejuízos sucessivos e pressionadas pela alta nos custos, companhias aéreas brasileiras estão se aproveitando de lacunas na regulamentação do setor para cobrar por serviços que eram gratuitos no passado. São as chamadas receitas auxiliares, que complementam os ganhos com a venda de passagens. A estratégia, porém, esbarra nos direitos dos consumidores. Na avaliação do Idec, algumas dessas cobranças ferem o Código de Defesa do Consumidor e até o Código Civil, e podem ser contestadas na Justiça.

No rol das receitas auxiliares está a cobrança pela reserva dos assentos mais espaçosos, localizados nas primeiras fileiras dos aviões ou ao lado da saída de emergência das aeronaves. TAM, Gol e Azul cobram entre R$ 30 e R$ 40 pelo conforto em voos nacionais. Nos voos internacionais, o valor chega a R$ 229 na TAM, dependendo das cidades de origem e de destino. Apenas a Avianca não cobra pela reserva de assentos.

Pesquisa da consultoria internacional IdeaWorksCompany estima que a receita auxiliar das aéreas tenha atingido, em todo o mundo, US$ 36,1 bilhões em 2012. A cifra é 11,3% maior que a registrada em 2011 (US$ 32,5 bilhões). Embora a América do Norte (US$ 15,6 bilhões) e a Europa (US$ 10 bilhões) concentrem as maiores fatias desse mercado, o ritmo de crescimento das receitas auxiliares é maior na América Latina e Caribe. A consultoria estima alta de 30% nesta região — de US$ 835 milhões em 2011 para US$ 1,1 bilhão em 2012. Na América do Norte, a expansão dessa fonte de receita é estimada em em 4,6% em 2012.

A Gol também cobra desde o ano passado R$ 28 do passageiro que quer viajar sem vizinho ao lado em voos na ponte aérea. Isso é possível porque os assentos que ficam entre os da janela e do corredor são bloqueados em algumas fileiras. Este ano essa possibilidade será estendida a todos os voos que partem do Santos Dumont. O serviço é limitado ao aeroporto carioca porque, por questões de infraestrutura, os aviões da companhia, que têm 180 lugares, só decolam com 150 passageiros. Portanto, os assentos bloqueados estariam vazios de qualquer forma.

Outra novidade criada pelas empresas é a taxa de emissão, cobrada em compras de bilhetes por telefone, em lojas ou no balcão do aeroporto. O valor varia de R$ 30 a R$ 40 para passagens até R$ 300 (no caso da Azul) ou R$ 400 (demais aéreas). Quando a tarifa ultrapassa esses valores, a taxa equivale a 10% do valor do bilhete nos voos nacionais. Os clientes que efetuam a compra pela internet estão isentos da taxa.

Se o passageiro tiver que remarcar a passagem por algum motivo, lá vem mais cobrança. Qualquer alteração resulta em taxas que variam de R$ 80 a R$ 150, dependendo da companhia e do perfil da tarifa escolhida. Caso a remarcação seja feita em até 24 horas após a aquisição do bilhete, o cliente costuma ser poupado da taxa.

Há ainda a cobrança pelo serviço de bordo, prática adotada pela Gol em parte dos voos nacionais com duração superior a uma hora e 15 minutos. Em junho, o serviço será estendido a todos os voos. O café com leite ou refrigerante sai por R$ 5. E os sanduíches custam R$ 13. Quem não estiver disposto a desembolsar esses valores só tem direito a água.

A Gol teve prejuízo em 2012 de R$ 1,5 bilhão. Avianca e Azul não divulgam balanços porque têm capital fechado. Já os números da TAM foram incorporados ao balanço da Latam desde que a companhia concluiu a fusão com a chilena LAN no ano passado.

Para o advogado do Idec Flavio Siqueira Júnior, algumas dessas cobranças contrariam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). No caso dos assentos mais espaçosos, a cobrança vai de encontro ao artigo 39, inciso 10 do código. Neste, é dito que não se pode elevar sem justa causa o preço de serviços e produtos. Como as poltronas mais confortáveis já existiam na planta dos aviões e nada era cobrado por sua reserva alguns anos atrás, as empresas não poderiam introduzir a cobrança, na avaliação de Siqueira.

No caso de remarcação das passagens, Siqueira afirma que o prazo para desistência ou alteração sem ônus deveria ser de sete dias e não de 24 horas, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial (feita pela internet ou por telefone, por exemplo), conforme o artigo 49 do CDC. O advogado diz ainda que taxas de remarcações ou cancelamentos não podem superar 5% do valor do bilhete, de acordo com o artigo 740 do Código Civil, embora uma portaria da Anac mais antiga fale em 10%. Ainda assim, na sua avaliação, não deveria haver qualquer cobrança de taxa por alteração da viagem.

— A alteração nada mais é que uma mudança nas condições do contrato, sem caráter unilateral, já que está prevista nas cláusulas contratuais. Não há justificativa para a cobrança de taxa nesse caso, nem mesmo quando a alteração é solicitada momentos antes do horário marcado, porque as empresas já estimam que determinado número de passageiros não irá embarcar e vendem mais bilhetes do que a aeronave comporta — afirma Siqueira.

Ele ainda lembra que, no Brasil, o recente crescimento da demanda, com a incorporação de passageiros que não tinham o hábito de viajar de avião, criou um ambiente favorável a esse tipo de cobrança, pois muitas dessas pessoas não têm conhecimento de como era a oferta desses serviços no passado.

Na avaliação do consultor em aviação José Wilson Massa, da JW Massa, as cobranças ocorrem porque “a legislação do setor é omissa”.

— As empresas se valem dessas lacunas para cobrar por serviços que antes eram gratuitos. Como se mexer no sistema, para reservar um assento ou remarcar uma passagem, fosse um serviço — diz Massa.

De fato, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não estabelece regras para todos esses serviços. Não há nada na legislação do setor sobre a cobrança de valor adicional por reserva de assento, por exemplo. No caso de reembolsos por cancelamento, a portaria 676/2000 da Anac prevê que a empresa pode cobrar 10% do valor do bilhete cancelado, reembolsando o passageiro com 90% do total.

Na prática, as empresas retêm 10% do valor da passagem apenas quando esta corresponde ao valor cheio da tarifa. Como a portaria 676 diz que “reembolso de bilhete adquirido mediante tarifa promocional obedecerá às eventuais restrições constantes das condições de sua aplicação”, as empresas classificam todos os demais perfis de tarifas de promocionais — mesmo que estes não sejam promoções pontuais — e ficam com até 50% do valor do bilhete cancelado.

Quanto às demais taxas, como taxa de remarcação e taxa de emissão, a Anac não regulamenta valores mas entende que a cobrança é permitida, desde que tenham sido definidas no contrato de transporte entre a companhia aérea e o passageiro. Para a agência, a cobrança desses serviços é apenas a desagregação dos elementos que compõem o preço final da passagem e que, antes, não estavam explícitos.

A Anac diz ainda que essas cobranças são o outro lado da moeda da redução dos preços médios das passagens desde que passou a vigorar o modelo de liberdade tarifária. Desde 2002, o preço médio das passagens caiu 45,8%, com a maior competição e a oferta de perfis diferenciados de tarifas, o que permitiu a popularização da viagem de avião.

As empresas também enfatizam que o Brasil adota o regime de liberdade tarifária desde 2002 e que a cobrança por esses serviços é um movimento mundial. Por aqui, ele ganhou força há cerca de três anos e, mesmo com as críticas por parte de órgãos de defesa dos consumidores, só tende a crescer.

Fonte: O Globo Online - 04/04/2013

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quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conheça as queixas mais "estranhas" de passageiros de cruzeiros


(Imagem: Reprodução/Internet)

A agência de viagens britânica Bom Voyage publicou uma lista com as queixas mais incríveis que fogem do nosso imaginário. Elas ficaram registadas nos livros de reclamações dos cruzeiros no último ano (2012).

Veja as pérolas:

1 - Uma passageira queixou-se de que o oceano era «demasiado barulhento» e sugeriu que os quartos dos passageiros fossem insonorizados, porque não conseguia dormir a bordo num cruzeiro pelo Mediterrâneo , segundo o The Courier Mail.

2 - Outro casal deixou uma nota na embarcação denunciando os maus modos do comandante, «que partiu sem aguardar pela sua chegada enquanto passeavam pelo porto».

3 - Um outro homem não gostou do solário. Disse ter «não ter ficado nada impressionado com o bronzeado» que obteve a bordo de um cruzeiro pelo Alasca, e insistiu ainda que «todas as viagens deveriam garantir sol constante».

4 - A lista de esquisitisse prossegue. Uma passageira da companhia Celebrity Cruises pediu a restituição do valor da viagem queixando-se de que «não havia celebridades a bordo».

5 - Nem a eficiência dos funcionários foi poupada. Um casal manifestou-se desagradado com o excesso de atenção e exigiu uma indenização, queixando-se de todas as gorjetas que teve de dar ao pessoal de bordo.

Fonte: Diário Digital


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Meliá Hotels International continua sua expansão na Alemanha com a assinatura do hotel Innside Leipzig


O hotel Innside by Mélia será o 29º estabelecimento
 da companhia espanhola no país
Créditos: Divulgação

por Eliana Zani | Omnipress Comunicação Empresarial

A marca Innside by Meliá dobrou seu portfólio de hotéis, com 11 estabelecimentos em processo de abertura que se somarão aos 10 já abertos.

A Meliá Hotels International anuncia a assinatura de um novo hotel de sua marca em expansão Innside by Meliá na cidade alemã de Leipzig, no noroeste da Saxônia. Trata-se do primeiro estabelecimento da companhia nesta cidade, que abrirá suas portas em 2015 no contemporâneo bairro conhecido como Gottschedstrasse.

O hotel estará localizado em um edifício neoclássico de 1853 chamado Kosmoshaus (propriedade do grupo imobiliário alemão KSW) que será completamente reformado em um estabelecimento 4 estrelas, adaptado aos Standards de design da marca urbana lifestyle Innside by Meliá, de grande popularidade na Alemanha. O empreendimento também contará com uma nova ala a ser construída, que inclui uma espetacular fachada ultramoderna formada por vários frontais inclinados, resultando em uma fascinante síntese dos estilos clássico e moderno.

O Innside Leipzig terá 153 apartamentos e suítes, um restaurante de excelente gastronomia no último andar do edifício e um skybar na cobertura com terraço ao ar livre que proporcionará uma impressionante vista da cidade. Além disso, o hotel contará com 4 salas de reuniões distribuídas em uma área de 380m², um amplo espaço de wellness, assim como um estacionamento no subsolo.

O novo Innside Leipzig segue consolidando a estratégia de expansão da Meliá Hotels International em seu segundo maior mercado europeu depois da Espanha, que é a Alemanha. Atualmente, a companhia opera 22 hotéis no país germânico sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, Innside by Meliá e TRYP by Wyndham. A hoteleira também possui outros 7 estabelecimentos em processo de abertura nas cidades de Aachen, Düsserldorf, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Wolfsburg e agora Leipzig. Todos esses empreendimentos serão operados pela Innside by Meliá, a marca de origem alemã que a Meliá adquiriu em 2007 e que atualmente está vivendo um intenso processo de expansão tanto na Alemanha como em novos mercados como Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Indonésia.

A Innside by Meliá, uma marca urbana pioneira em proporcionar experiências lifestyle às viagens de negócios, converteu-se em uma das mais importantes marcas de crescimento da Meliá Hotels International, que incrementou notavelmente seu portfólio de hotéis nos últimos dois anos, somando já 10 hotéis abertos e outros 11 em processo de abertura.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

Para mais informações: www.melia.com

Siga-nos no Twitter @MeliaHotelsInt
https://twitter.com/MeliaHotelsInt



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Grupo dos EUA organiza viagens de "desintoxicação digital"


(Fonte da imagem: Reprodução/The Digital Detox)

Já pensou na possibilidade de ficar quatro dias sem celular, relógio, computador ou tablet? Pois é isso que um grupo está organizando nos Estados Unidos: retiros para que os aficionados por tecnologia consigam ficar livres dos aparelhos eletrônicos por algum tempo. O lema do “Digital Detox” (Desintoxicação Digital) é “Desconectar para reconectar”, pois oferece uma reconexão das pessoas com a natureza e até com elas mesmas.

No site do grupo, há informações de que os retiros envolvem yoga, meditação, caminhadas, artes, culinária e alimentação orgânica — nada de refrigerante com sanduíche de fast food. Eles ainda deixam claro que não são permitidas as trocas de contatos profissionais durante a estadia no retiro, pois isso iria contra os fundamentos daquele encontro.

O grupo Digital Detox só atua nos Estados Unidos.

Fonte: The Digital Detox, G1
 
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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Meliá Hotels International firma em Yogyakarta (Indonésia) o primeiro e maior hotel da marca Innside by Meliá no continente asiático

hotel Innside by Meliá na Indonésia, na cidade de Yogyakarta (ilha de Java)

por Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial

Este, que será o maior empreendimento da marca no mundo, abre suas portas em 2015 na Indonésia;

A hoteleira já possui 8 hotéis no Sudeste Asiático, a região que mais cresceu como destino turístico em 2012 (+9%).


A Meliá Hotels International assinou recentemente a incorporação do hotel Innside by Meliá na Indonésia, na cidade de Yogyakarta (ilha de Java), de alto crescimento e atrativo como destino turístico, já que a região recebeu 9% a mais de viajantes em comparação ao crescimento médio dos destinos em nível mundial de apenas 4%.

O hotel Innside Yogyakarta será o primeiro desta exitosa marca na Ásia – que já conta com hotéis na Alemanha e na Espanha, além de outros em processo de abertura na Dinamarca e no Reino Unido. O hotel com seus 258 apartamentos, será o maior de todos os Innside e abrirá suas portas em 2015. Os hotéis Innside by Meliá se adaptam perfeitamente às necessidades de um público urbano e moderno, ao oferecer uma combinação de estilo de vida e negócios, design vanguardista e um serviço personalizado, simples e eficiente. Tecnologia, espaços multifuncionais para reuniões e eventos, um restaurante e o característico lobby bar (centro da energia dos hotéis Innside, onde “tudo acontece”) completarão a oferta deste elegante e funcional hotel.

A estratégia de expansão internacional da Meliá passa em grande medida por um forte crescimento na Ásia, e a prova disso é que, nos últimos dois anos, as incorporações permitiram à hoteleira dobrar seu portfólio na região, onde potencializou sua estrutura corporativa e comercial. A companhia espanhola, com marcas tão poderosas como Meliá Hotels E Resorts, Paradisus Resorts ou a própria Innside by Meliá, já opera há quase 30 anos na Ásia, desde que seu fundador Gabriel Escarrer Juliá (prêmio Ulisses por sua trajetória profissional em Turismo) abriu seu primeiro hotel internacional em Nussa Dua (Bali) nos anos 80.

Como indica o vice-presidente e CEO do Grupo, Gabriel Escarrer Jaume, “o componente familiar de nossa companhia nos dota de uma visão de longo prazo e de um plus de responsabilidade corporativa e coerência; atributos que na Ásia são muito apreciados, como a integridade de nossas marcas, nosso profissionalismo como gestores, nossa cultura e vocação de serviços. Por isso levamos 30 anos de forte presença nesse continente, e estou convencido de que nosso futuro estará também bastante vinculado à hotelaria desta região, uma das mais dinâmicas do mundo”.

Sobre a Meliá Hotels International


Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels E Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina E Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

Para mais informações: www.melia.com

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Costa Crociere comemora seus 65 anos de navegação


(Imagem: Reprodução/Internet)

por BrasilTuris Jornal

O grupo de viagens italiana e uma das principais empresas de cruzeiros marítimos da Europa, Costa Crociere comemorou no dia 31 de março seus 65 anos. Neste período de 1948, o navio “Anna C” partia, pela primeira vez, de Gênova (Itália) rumo a Buenos Aires (Argentina). O Anna C, que transportava 768 passageiros, foi a primeira embarcação da frota da Costa Crociere dedicada exclusivamente ao transporte de passageiros.

Uma grande campanha publicitária internacional foi criada e vem sendo divulgada, destacando o relacionamento da empresa com seus clientes ao longo dos seus 65 anos: “Desde 1948, sempre com você, sempre mais”. No Brasil, os clientes podem compartilhar suas experiências a bordo de um navio da companhia. Na página da Costa Cruzeiros no Facebook foi desenvolvido um álbum com fotos marcantes dos hóspedes durante todo o período de operações da empresa no País.

No mundo, a Costa Crociere realizou uma série de iniciativas comemorativas a partir do dia 31 de março. O 65º aniversário está sendo celebrado em todos os 14 navios da frota, no Mediterrâneo, Ásia, Caribe, América do Sul ou Emirados Árabes. A bordo dos transatlânticos, os hóspedes da Costa participam de festas, shows de talentos e jantares de gala com direito a brindes dos comandantes. Os passageiros ganham ainda cartões postais comemorativos e fotos com o símbolo especial dos 65 anos.

Os portos que receberamm os navios da Costa Crociere contaram com decorações especiais. No dia 26 de março, o setor de check-in da companhia no terminal marítimo de passageiros e parte da área externa do porto de Santos foram enfeitados com placas e balões comemorativos. Além de celebrar os 65 anos, a ação simbolizou a partida do Costa Serena após uma temporada inteira na América do Sul.

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