Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Convênio prevê fortalecimento do turismo no país


(Logo Reprodução/Internet)
(Redação - Agência IN)

O Sebrae e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão trabalhar juntos para fomentar o turismo sustentável e melhorar a infraestrutura nos parques nacionais em 13 estados e no Distrito Federal. As ações fazem parte de um convênio de cooperação assinado pelas duas instituições nesta terça-feira (5), na capital, que tem como objetivo inserir os pequenos negócios nessa cadeia produtiva. A parceria terá duração de quatro anos.

“O Brasil tem muitos atrativos naturais, mas em alguns parques e reservas faltam estacionamentos, lanchonetes e opções de passeio. E esses empreendimentos podem ser geridos por pequenas empresas”, afirmou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante a assinatura do documento de cooperação. Ele destacou ainda o fato de o Brasil sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014, que vão atrair turistas ávidos por conhecer a diversidade nacional.

Também assinaram o convênio o presidente da ICMBio, Roberto Ricardo Vizentim, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Pedro de Castro da Cunha e Menezes. “Nosso entendimento é de que o sistema de conservação precisa dar um passo além para se integrar na agenda do desenvolvimento nacional, ou teremos muita dificuldade para justificar perante a sociedade a necessidade de investimentos. Essa parceria com o Sebrae é uma oportunidade extraordinária para enfrentar esse desafio”, afirmou Vizentim.

De acordo com o convênio, o ICMBio será responsável pela implantação da infraestrutura para receber os visitantes, especialmente nos parques nacionais, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal mato-grossense, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, entre outras 18 unidades de conservação localizadas em 13 estados e no Distrito Federal. Já o Sebrae desenvolverá estudos e ações voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios nesses locais.

O projeto é resultado de uma experiência piloto, intitulada Fomento ao turismo em parques nacionais e entorno, e realizada de 2010 a 2012 em unidades de conservação, no estados do Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa contou com a parceria do Ministério do Turismo, ICMBio, Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA), e unidades do Sebrae nos estados participantes.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Bagagem Pronta.

LEIA TAMBÉM...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...