COMO FUNCIONA O SEGURO VIAGEM!

Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como comprar o melhor seguro viagem para suas férias


Imagem: Reprodução/Divulgação

por informações momondo

Comprar ou não comprar seguro de viagem – eis a questão. Nesse guia, você aprenderá tudo que precisa saber para escolher a melhor opção de seguro de viagem para suas férias.

Bagagem Pronta | 4 anos online - Ninguém espera ter que usar seu seguro viagem. Mas no caso de uma emergência no exterior ou alguma mudança inesperada nos planos, ter um bom seguro viagem pode evitar muita dor de cabeça. Ter o melhor seguro viagem também pode fazer você economizar tempo e dinheiro no caso de eventos imprevistos, de acidentes médicos ou roubos, até voos atrasados e cancelamentos de hotéis.

Existem centenas de opções no mercado, e não há uma maneira certa ou errada de comprar seu pacote de seguro viagem. Mas é importante ficar atento para os diferentes tipos, preços e coberturas. Para facilitar a sua vida, resumimos a seguir as informações básicas de um bom plano de seguro viagem para ajudar a trazer tranquilidade para as suas próximas férias.

Real Seguro Viagem - Comparação de seguradoras em tempo real. Consultoria para contratação. Suporte até o fim da viagem. Clique e confira!

O que é um seguro viagem?

Uma simples pesquisa online por seguro viagem vai gerar milhões de resultados e também milhões de perguntas sem resposta. O mais importante é lembrar que o seguro viagem não substitui o seguro-saúde em casa. Ele existe apenas para proteger você em caso de acidente ou emergência no exterior.

A Allianz Global Assistance é líder em seguro de viagem. Oferece rede médica, presente no mundo todo para atendimentos clínicos, seguro contra extravio de bagagem, atendimento em português 24h.

O que o seguro cobre?

Isso depende de cada plano. Muitas vezes o seguro de viagem cobre o custo total ou parcial das passagens aéreas, objetos perdidos, custos médicos emergenciais etc. A seguir, a gente mostra o que cada tipo de seguro cobre.

Mondial Assitance - Sempre focado em qualidade e desempenho, o Grupo Mondial Assistance é líder mundial em Assistência 24 horas, Seguro Viagem e Serviços a Clientes. COMPARE ONLINE!

Quanto o seguro deve custar?

Um plano abrangente geralmente custa em torno de 4-8% do custo total da viagem. O princípio básico é adicionar o custo das suas compras não-reembolsáveis (incluindo passagem, hotel, aluguel de carro, cruzeiro e outros itens que você quer que sejam cobertos) e multiplicar por 5%. Isso dará uma estimativa do preço final.

Seguro viagem com 10% de desconto em todos os planos, +5% no boleto ou em até 6 vezes no cartão.

É preciso comprar seguro de viagem?

Via de regra, se sua viagem for no exterior, cara e/ou por mais de duas semanas, é uma boa ideia. Por exemplo, alguém do Brasil pode considerar fazer uma viagem de quatro dias para Buenos Aires, um destino relativamente perto e familiar, sem adquirir seguro, mas deve pensar seriamente em comprar um seguro de viagem se planejar férias de três semanas pela Ásia.

Momondo - Economize nas passagens. Encontre os melhores voos. BUSCAR!

Para os que forem viajar com crianças, a boa notícia é que a maioria das seguradoras oferece cobertura gratuita para os filhos dependentes. Sob a política familiar, as crianças recebem a mesma cobertura dos pais, desde que viajem com eles durante toda a viagem e não estejam empregados em tempo integral, se tiverem idade para trabalhar. Crianças que viajam sozinhas em um viagem escolar, por exemplo, precisam de seguro individual.

Viajantes acima de 65 anos costumam ter que pagar valores mais altos, mas existem opções personalizadas mais baratas disponíveis. Para os aposentados pensando em viajar duas ou mais vezes durante o ano, a dica é usar um pacote de multi-viagens, que é mais barata que as políticas de seguro individual.

Ainda que não seja necessário para todo viajante e para toda viagem, é sempre uma boa ideia se fazer algumas perguntas para ver se é melhor arriscar viajar sem seguro, ou se é melhor optar por um pacote confortável.
  • Para onde você vai e por quanto tempo? (É apenas uma viagem de fim de semana ou uma excursão de um mês para um lugar estranho?)
  • Qual é o valor total não-reembolsável da sua viagem? (incluindo passagens, hotel, aluguel de carro, cruzeiro etc.)
  • Qual o custo-limite que você se disporia a perder, no caso de algo dar errado?
  • Que tipo de atividade você pensa em fazer? (A viagem vai ser mais de passeios e vitrines, ou de escaladas e bungee jumping?)
  • O que você precisa para ter paz de espírito? (Você vai ficar ansioso se não adquirir um seguro de viagem ou ficará confortável sem ele durante suas viagens?)
Você decidiu adquirir um seguro de viagem – e agora?

Agora é hora de encontrar o melhor para suas necessidades individuais. Eis alguns exemplos de opções que você vai encontrar no mercado:
  • Abrangente – São os tipos de planos all-inclusive (com tudo incluso), que oferecem compensação por cancelamentos e interrupções na viagem, voos atrasados ou perdidos, roubos, bagagem perdida ou danificada, e emergências médicas até o limite estabelecido. Essa é uma ótima opção para viajantes que querem a flexibilidade para cancelar sua viagem por diferentes razões, ou que estejam considerando cobertura adicional para coisas como esportes radicais, taxas de embarque de animais ou cobertura de aluguel de carro.
  • Despesas médicas – Para os que procuram apenas cobertura para despesas médicas na viagem. Isso inclui reembolso por contas médicas e interrupções na viagem no caso de você parar no hospital ou precisar voltar para casa em caso de emergência médica. Também inclui serviço de emergência 24 horas caso precise encontrar um médico, evacuação de emergência caso você precise se transportado e, em alguns casos, cobertura dentária, caso quebre um dente, por exemplo.
  • Evacuação médica – Esse plano, embora não seja uma opção médica completa, cobrirá o custo de uma ambulância ou outro transporte em caso de emergência, se você precisar ser transferido para outro hospital ou destino.
  • Morte acidental – Não é o mesmo que seguro de vida; essa opção cobrirá no caso de desmembramento ou perda de vida durante a viagem. Normalmente é comprado como adicional a um plano abrangente.
  • Grupo – se estiver viajando com amigos ou familiares em um grupo de 10 ou mais pessoas, o seguro de viagem de grupo é uma boa opção, para garantir que todos estarão cobertos durante a viagem.
  • Visto de viagem – Para os não-residentes da União Europeia e que planejam viajar para a Europa por mais de três meses, é necessário obter um Visto Schengen. Nesse caso, o seguro viagem incluirá custos com emergências médicas, evacuação e repatriação.
Fundamentos de um bom seguro de viagem

Se optar por um plano abrangente, preste atenção se incluir alguns pontos essenciais, como:
  • Serviço 24 horas
  • Alto limite de cobertura
  • Evacuação de emergência
  • Disponibilidade em todos os países
  • Cobertura de itens perdidos, danificados ou roubados (incluindo eletrônicos, joias, bagagem e documentos)
  • Cobertura de acidentes pessoais
  • Cobertura de cancelamentos, incluindo passagens, hotéis e transportes
Para os viajantes mais experientes e especialmente os que planejam viajar pelo menos três vezes por ano, um plano de seguro anual pode ser a alternativa mais acessível. Além de incluir cobertura médica, pessoal e de cancelamentos, um plano anual oferece a tranquilidade de garantir que todas as suas viagens estarão cobertas. Normalmente são limitadas a 31 dias consecutivos de viagem, mas existem alguns planos que cobrem por até 60 dias de viagem.

Real Seguro Viagem - Melhor preço garantido para seu Seguro Viagem. Compare agora!

Coisas para prestar atenção

Existem algumas ideias errôneas do que pode ou não pode ser coberto em um seguro viagem. Leia sempre com atenção todas as cláusulas para saber o que de fato estará pagando. Até mesmo o plano mais caro e abrangente pode não cobrir algo que você imagina. Preste atenção nos seguintes itens que normalmente não são cobertos por um seguro de viagem:
  • Condições médicas pré-existentes (incluindo medicamentos extras para condições pré-diagnosticadas, como alto colesterol, diabetes, incapacidade mental etc.)
  • Esportes radicais (você pode pagar extra se estiver planejando saltar de bungee-jump ou fazer rafting em correntezas, por exemplo)
  • Desastres naturais previsíveis (especialmente tempestades tropicais e furacões, que são classificados como eventos previsíveis e com potencial conhecido para afetar sua viagem, no momento em que são anunciados por entidades oficiais de meteorologia)
Encontrar o plano correto de seguro viagem pode parecer tarefa complicada, mas com as ferramentas e informações certas, você conseguirá escolher a melhor opção para você ou o seu grupo. Grandes empresas internacionais como Allianz e Mondial são boas fontes de escolha. Não deixe também de conferir opções locais, como a Real Seguro Viagem. Se você já estiver viajando e esqueceu de adquirir o seguro, você pode sempre contactar a embaixada local em qualquer destino em que estiver.

Outra dica é conferir sites de comparação online como Real Seguro Viagem, Allianz ou Mondial, se quiser ver resenhas e análises comparativas mais detalhadas.
Hospede-se em um dos hotéis do Hilton Hotels & Resorts e se apaixone!

COTE AGORA SEU SEGURO VIAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Bagagem Pronta.

LEIA TAMBÉM...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...