COMO FUNCIONA O SEGURO VIAGEM!

Kuala Lumpur, Malásia - Jakarta


>

KLM B777-300ER New Economy Class Flight Experience: KL809 Kuala Lumpur - Jakarta

Translate

sábado, 11 de maio de 2013

Brasil é considerado referência no turismo de aventura

Créditos: Divulgação
por redação Economia SC

Brasil é referência mundial na certificação do turismo de aventura. Procura para realizar as atividades radicais no País vem crescendo cerca de 20% ao ano. 

Escalar montanhas, arvorismo, mergulho, tirolesa e rapel são algumas alternativas que o turismo de aventura pode oferecer. Essas experiências proporcionam contato com a natureza, belas paisagens, adrenalina e diversão. No Brasil, um dos principais destinos para quem realiza as atividades, a procura cresce cerca de 20% ao ano. Embora a prática não seja competitiva, o risco de algum acidente existe.

Visando a segurança das pessoas, o País, através do Ministério do Turismo, criou um decreto estabelecendo normas sobre a Política Nacional do Turismo, onde define as atribuições do Governo Federal no planejamento e estímulo ao setor turístico. Um mecanismo para o cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos foram criados, estipulando normas gerais de aplicação das sanções administrativas. Foi implantado ainda um processo de certificação que visa reduzir a informalidade deste segmento de turismo e as obrigam a seguir normas que zelam pela segurança dos praticantes.

Ao todo, são 32 normas exigidas, iniciadas em 2007 pelo PAS (Programa Aventura Segura) e Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE e executado pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). A ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas), o maior órgão regulamentador do Brasil, estudou e aprovou a existência do certificado.

Logitravel.com.br - Pacotes

No Rio de Janeiro há apenas uma empresa legalizada pela ABNT, que é o Hotel Fazenda Gamela Eco Resort, localizado na cidade de Cantagalo. O empreendimento é bastante procurado para a prática das atividades, pois fica em meio à mata nativa e possui ampla estrutura de lazer. "É motivo de orgulho obter este certificado, que atesta a utilização de produtos e equipamentos de qualidade, obedecendo a prazos de vencimento. Nossos monitores são treinados e possuem total conhecimento no manuseio dos mesmos", afirmou José Jorge da Silva, gerente administrativo do Gamela Eco Resort. Ele destaca ainda que os turistas devem sempre recorrer as empresas executoras do Programa Aventura Segura, uma vez que garante a sua idoneidade.

Atualmente, o Brasil participa como um dos membros do comitê internacional para unificar essa certificação em outros países do mundo. "Como participo deste processo desde o início, quando fui convocado pela ABNT, tive a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento e amadurecimento do segmento de turismo de aventura. Através da dedicação e esforço dos diversos atores da cadeia produtiva e, principalmente, com consumidores cada vez mais exigentes, é que estamos juntos escrevendo com garra e determinação a história do turismo de aventura no Brasil", confirmou Paulo Sergio Coelho de Andrade, auditor líder da ABNT em SGS (Sistema de Gestão da Segurança).

APROVEITE AS OFERTAS DE CRUZEIROS EM ATÉ 10X SEM JUROS

ANUNCIE NO BAGAGEM PRONTA - MÍDIA KIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Bagagem Pronta.

LEIA TAMBÉM...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...