COMO FUNCIONA O SEGURO VIAGEM!

Kuala Lumpur, Malásia - Jakarta


>

KLM B777-300ER New Economy Class Flight Experience: KL809 Kuala Lumpur - Jakarta

Translate

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Conheça o Parque Nacional Chapada das Mesas (MA)


Morro do Chapéu - Parque Nacional Chapada das Mesas
Foto: Reprodução/Wikipédia
por Otavio Brito | Alta Aventura

Esta matéria é para os que ainda não conhecem as belezas do nosso Brasil. O Parque Nacional Chapada das Mesas é um bom local para se fazer um turismo diferente. Aproveite que o dólar está alto e descubra mais o Brasil.

Foto: Reprodução/ViajandopeloRio
O Parque Nacional Chapada das Mesas fica localizado no sul do Maranhão, numa região que engloba os municípios de Imperatriz, Riachão e Carolina, sendo essa última o principal pólo de acesso as cachoeiras. Entre as principais atrações estão as Cachoeiras de São Romão, Caverna, Capelão, Itapecuru, Morro do Chapéu e o Santuário da Pedra Caída que conta com uma queda de mais de 60 metros. Trekking, rapel e tirolesa são alguns dos esportes radicais que podem ser praticados no Parque Nacional Chapada das Mesas.


Para os praticantes de esportes de aventura, Chapada das Mesas é um dos locais ideais para a prática, desafios e contato de primeiro grau com a natureza. Cachoeiras, trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio na região da Chapada das Mesas.

Chegando em Carolina, temos a Pedra Caída, uma cachoeira que reina absoluta na região. O lugar é fascinante e conta com uma estrutura de bar e restaurante para um dia inteiro de diversão.


Na região também temos: São Romão, Prata e Itapecurizinho que são outras cachoeiras que merecem ser visitadas, principalmente por amantes de esportes radicais, como o rapel e cascading.

Temos o trekking que são caminhadas ecológicas em trilhas por meio do cerrado que é a vegetação típica da Chapada, parecidas com as savanas africanas, e claro os banhos em rios que são indispensáveis.

História de Chapada das Mesas

Foto: Reprodução/ViajandopeloRio
Os primeiros colonizadores chegaram em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. Em 1625 chegaram os jesuítas, porém o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809. 23 anos depois quase todos os habitantes emigraram para o povoado a 16 km abaixo da foz do rio, onde hoje fica Carolina, o antigo povoado de São Pedro de Alcântara.

Foi elevada à categoria de cidade em 8 de julho de 1859, tendo como seu fundador o piauiense Elias Ferreira Barros, auxiliado pelo goiano Francisco José Pinto Magalhães. Entretanto, antes de ser elevada à categoria de cidade, ocorreram diversos conflitos com outros vilarejos, tanto do Maranhão quanto do estado de Goiás, tais como: Riachão, Pinto de Magalhães e Elias de Barros. Por essa razão, em 20 de janeiro de 1851, o Vigário de Riachão pede ao Vigário Capitular das Dioceses, providências acerca dos limites da sua freguesia, absorvida pela de Carolina. A disputa foi solucionada em de 23 de agosto de 1854.

O nome Carolina se deve à Primeira Imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa, filha do Imperador da Áustria e primeira esposa de Dom Pedro I.

Paisagem

Cachoeiras, trilhas e paisagens exuberantes fazem parte da Chapada das Mesas, destino pouco explorado que tem muito a oferecer para todos os mochileiros de plantão. O movimento na cidade é bastante grande de julho a setembro. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região.

Clima

As estações predominantes são o inverno (de setembro a maio, época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de junho a agosto). O calor é forte durante todo o ano. A temperatura média na cidade é de máximas de 36,6ºC e mínimas de 19,6ºC.
_____________________________________________________________

PROGRAME SUA FESTA, DEIXE OS MÚSICOS POR NOSSA CONTA.
DE UM SIMPLES INSTRUMENTO A UMA ORQUESTRA INTEIRA.
APROVEITE AS OFERTAS DE CRUZEIROS EM ATÉ 10X SEM JUROS

ANUNCIE NO BAGAGEM PRONTA - MÍDIA KIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Bagagem Pronta.

LEIA TAMBÉM...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...